Agência/Corresp. Bancário - Executivos Financeiros - Executivos Financeiros http://executivosfinanceiros.com.br Thu, 16 Aug 2018 02:17:37 +0000 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Bradesco adotará recicladores de notas da OKI Brasil http://executivosfinanceiros.com.br/agencia/corresp-bancario/4370-bradesco-adotara-recicladores-de-notas-da-oki-brasil http://executivosfinanceiros.com.br/agencia/corresp-bancario/4370-bradesco-adotara-recicladores-de-notas-da-oki-brasil OKI Teller Cash Recycler TCR-TG7

Equipamentos usados em ambientes de caixa visam trazer maior agilidade e produtividade nos saques e depósitos

O Bradesco, um dos maiores bancos privados brasileiros, está adotando a tecnologia de reciclagem de notas da OKI Brasil, presente em seu Teller Cash Recycler TCR-TG7 (foto), equipamento reciclador de notas voltado para ambientes de caixa e para a retaguarda de bancos, como em ambientes de tesouraria.

O banco, que adquiriu 100 unidades do equipamento no final de 2015, já conta com diversas unidades em operação em agências espalhadas por diversos estados brasileiros. Os TCRs serão utilizados para melhorar a eficiência nos processos envolvendo numerário nas agências, no ambiente dos caixas.

Projetado para automatizar o recebimento, saque e contagem de cédulas, o TCR-TG7 é, segundo a fabricante, o mais preciso e rápido reciclador de notas do mercado, sendo capaz de processar até 12 cédulas por segundo, reconhecendo até 100 mil pontos por nota, validando se as mesmas são verdadeiras e falsas.

Os equipamentos utilizam uma mecânica de alta precisão e são fabricados no Brasil segundo rigorosos padrões de qualidade, visando prover aos clientes dispositivos recicladores com alta disponibilidade. Além da venda dos TCRs, a OKI Brasil também proverá os serviços de instalação e manutenção destes equipamentos por um período de 3 anos, em todo o território nacional.

“Esta é a primeira venda da OKI Brasil para o Bradesco e, além de posicionar OKI Brasil em todos os grandes bancos privados brasileiros, fortalece a presença da tecnologia de reciclagem de notas, que tem se disseminado no segmento financeiro brasileiro como uma alternativa para aumento da produtividade e redução de custos operacionais nas operações de numerário”, afirma Wilton Ruas, presidente e CEO da OKI Brasil.

Segundo o executivo, além de melhorar os processos, a tecnologia de recicladores presente no TCR-TG7 também diminui a necessidade de dinheiro circulante disponível nos caixas. “Uma vez que as notas de depósitos ficam automaticamente disponíveis para futuros saques, a quantidade de dinheiro vivo necessário para manter a operação também é reduzida”, explica.

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Agência/Corresp. Bancário Mon, 12 Dec 2016 00:00:00 +0000
BB emite senhas pelo celular para atendimento presencial nas agências http://executivosfinanceiros.com.br/agencia/corresp-bancario/4353-bb-emite-senhas-pelo-celular-para-atendimento-presencial-nas-agencias http://executivosfinanceiros.com.br/agencia/corresp-bancario/4353-bb-emite-senhas-pelo-celular-para-atendimento-presencial-nas-agencias BB emite senhas pelo celular para atendimento presencial nas agências

Iniciativa faz parte do Programa de Transformação Digital da instituição

Os clientes do Banco do Brasil já podem emitir senhas pelo celular, no aplicativo do banco, para atendimento presencial. A novidade permite que as pessoas retirem a senha de casa ou de qualquer outro local e recebam a estimativa para o atendimento na agência que preferir. As senhas entram em uma fila virtual e o cliente efetua o check-in pelo App quando chegar à unidade do banco. Caso ele se esqueça de validar a senha ao chegar à agência, o sistema realiza o procedimento automaticamente no horário previsto.

A senha pode ser gerada para atendimento em sua própria agência de relacionamento, nas unidades mais próximas ou para qualquer outra agência de preferência do cliente. O aplicativo pesquisa as dependências por nome, número ou CEP e exibe os dados gerais, como: endereço, telefone e horário de atendimento. Após a emissão de senha, o cliente também visualiza o horário previsto para seu atendimento.

O diretor de clientes pessoas físicas do BB, Simão Luiz Kovalski, entende que a inovação garante maior comodidade: “Esta entrega faz parte do Programa de Transformação Digital do BB e permite ao cliente otimizar seu tempo e lhe dá a opção de ir às nossas agências próximo ao horário de atendimento. Vamos melhorar a experiência dele, oferecendo um atendimento mais ágil e com menor tempo de espera em filas. E, em breve, o aplicativo também realizará a triagem prévia, oferecendo ao cliente todas as opções para resolução de sua demandas no próprio app, sem precisar se deslocar até uma agência ”.

A implantação surgiu da ideia de dois funcionários da instituição e foi a grande vencedora da 1ª edição do Programa Pensa BB, que estimula os funcionários a criar soluções inovadoras para o banco. A sugestão concorreu com outras 3.265 propostas de todas as áreas da instituição.

Conta Fácil

Neste mês, o banco já havia anunciado o lançamento da sua nova conta digital, com estimativa de abrir mais de 1,8 milhão de contas nessa nova modalidade até o final de 2017.

Mais de 3,6 milhões de consumidores procuram as agências do BB anualmente para abrir contas correntes. A estratégia do BB será migrar mais de 50% desse contingente para abertura de contas digitais.

A Conta Fácil BB é oferecida às pessoas físicas que não possuem contas ativas no banco e que tenham idade igual ou superior a 18 anos. Na tela inicial do aplicativo, o cliente selecionará “Quero abrir uma conta” e, com alguns cliques, terá a conta aberta rapidamente. Bastará preencher os dados pessoais, cadastrar a senha, escolher a agência de relacionamento e a conta já estará apta para movimentação.

As contas abertas pelo aplicativo permitem movimentação mensal de até R$ 5 mil e dão direito a um cartão de débito Elo. São oferecidas duas opções de franquia de serviços: Conta Fácil Gratuita, sem cobrança de tarifas, e Conta Fácil Bônus, que permite maior número de saques e extratos mensais. Esta opção prevê tarifa de R$ 9,90 por mês, que podem ser convertidos em bônus para celulares pré-pagos. A Conta Fácil BB é, atualmente, o maior projeto no País que utiliza o conceito de conta de pagamentos, que foi instituída pelo Banco Central em 2013.

 

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Agência/Corresp. Bancário Wed, 07 Dec 2016 00:00:00 +0000
BB e Correios assinam acordo para manter serviços do Banco Postal http://executivosfinanceiros.com.br/agencia/corresp-bancario/4350-bb-e-correios-assinam-acordo-para-manter-servicos-do-banco-postal http://executivosfinanceiros.com.br/agencia/corresp-bancario/4350-bb-e-correios-assinam-acordo-para-manter-servicos-do-banco-postal BB e Correios assinam acordo para manter serviços do Banco Postal

Contrato estabelece novo modelo de remuneração mensal

O Banco do Brasil e os Correios assinaram acordo para continuidade da distribuição de produtos e serviços do BB na rede de atendimento Banco Postal pelo prazo de até 36 meses.

O acordo estabelece novo modelo de remuneração mensal baseado em uma parte fixa de R$ 5 milhões e o restante na performance do negócio, por meio de comissionamento variável, de acordo com o volume de serviços prestados.

Estima-se que adotando esse modelo o BB pague inicialmente aos Correios aproximadamente R$ 24 milhões no primeiro mês, valor que poderá variar de acordo com a produtividade da rede do Banco Postal. No novo contrato, os clientes terão acesso a produtos e serviços financeiros, tais como abertura de conta corrente completa, Conta Fácil, cartão de crédito, crédito pessoal, consignado, pagamentos de beneficiários do INSS, recebimento de contas em geral, saques e depósitos. Atualmente, o BB conta com 6.998 unidades de atendimento, sendo 4.972 agências de varejo e 1.781 postos de atendimento, que se somam aos 6.145 pontos de atendimento do Banco Postal.

 

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Agência/Corresp. Bancário Wed, 07 Dec 2016 00:00:00 +0000
Banrisul adota Windows 10 Pro em todas as suas agências e postos no país http://executivosfinanceiros.com.br/agencia/corresp-bancario/4324-banrisul-adota-windows-10-pro-em-todas-as-suas-agencias-e-postos-no-pais http://executivosfinanceiros.com.br/agencia/corresp-bancario/4324-banrisul-adota-windows-10-pro-em-todas-as-suas-agencias-e-postos-no-pais Banrisul adota Windows 10 Pro em todas as suas agências e postos no país

Banco ganha novos recursos de segurança e de produtividade com a atualização do sistema operacional

O Banrisul, tradicional banco do Rio Grande do Sul, presente em 10 Estados brasileiros, migrou do Windows 7 para a mais recente versão do sistema operacional corporativo da Microsoft, o Windows 10 Pro de 64 bits. A adoção contempla os 8.500 colaboradores da rede de 538 agências e 202 postos, em cerca de 9.500 estações de trabalho.

A migração garante ao banco mais segurança com recursos que evitam o acesso a dados sensíveis em casos de furto de notebook, como o Bitlocker e o Active Directory, capazes de gerenciar diretórios de identidade privados na nuvem, além de recursos de produtividade e criptografia do hardware do dispositivo.

O gerente executivo da Unidade de Infraestrutura de TI, Vanderlei Pollon, comenta um dos principais benefícios para a segurança utilizando-se a iniciação confiável. “Em relação a possíveis invasões, o malware (ameaça online) não consegue se acomodar no sistema ao iniciar a máquina, pois o Windows 10 Pro, com o firmware UEFI, verifica a assinatura de cada parte do software de inicialização e do sistema operacional, impossibilitando que ele seja sincronizado com as outras informações do computador”.

Todas as etapas de atualização foram feitas remotamente em um curto período de 38 dias, economizando custos da equipe de TI do Banrisul em viagens, estadia e combustível. De acordo com Gustavo Lang, diretor de Windows da Microsoft Brasil, a empresa atuou especificamente na apresentação das funcionalidades do novo sistema. “A equipe de TI do Banrisul realizou a homologação do Windows 10 Pro, a estruturação e a ativação de produtos básicos. A Microsoft ofereceu dicas sobre como usar a o sistema operacional em sua plenitude”, diz Lang.

Pollon ainda complementa: “Tivemos baixo custo para realizar a atualização e o apoio dos profissionais da Microsoft foi pontual para alcançarmos as premissas estabelecidas pelo banco, como aumento no desempenho e em segurança”.

 

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Agência/Corresp. Bancário Tue, 29 Nov 2016 00:00:00 +0000
BB migra todos os clientes de alta renda para rede de agências digitais http://executivosfinanceiros.com.br/agencia/corresp-bancario/4213-bb-migra-todos-os-clientes-de-alta-renda-para-rede-de-agencias-digitais http://executivosfinanceiros.com.br/agencia/corresp-bancario/4213-bb-migra-todos-os-clientes-de-alta-renda-para-rede-de-agencias-digitais BB migra todos os clientes de alta renda para rede de agências digitais

Banco já atende 1,3 milhão de correntistas do segmento Estilo sob esse novo modelo

O Banco do Brasil avança na sua estratégia de transformação digital e conclui a primeira etapa da modernização do atendimento da Rede Estilo para clientes alta renda. Com a agência digital de número 230, foi encerrada a migração de 100% da rede de atendimento especializado para o modelo. A partir de agora, todas as novas agências da rede Estilo do BB serão implantadas exclusivamente sob o figurino digital.

O Banco do Brasil começou a implantação dos modelos BB Estilo Digital e BB Exclusivo Digital no primeiro semestre de 2015. O objetivo é oferecer, com esse novo formato, facilidade de acesso dos clientes ao gerente de relacionamento, por meio de ferramentas baseadas em tecnologias móveis (“Fale com Seu Gerente”, disponível no app BB).

As agências digitais também contam com horário de atendimento ampliado, assessoria financeira de especialistas (investimentos, crédito, previdência e outros temas), que podem ser acionados por videoconferência a partir de qualquer local, e muitas outras conveniências e soluções que não dependem do ponto físico.

Para os clientes com renda mensal entre R$ 4 mil e R$ 8 mil, o BB lançou o modelo de atendimento “BB Exclusivo Digital”, que já parte da concepção de escritórios de negócios, sem vínculos com agências bancárias tradicionais. Ao todo, já foram inaugurados 12 escritórios desse tipo no País. A estimativa é que, até o final de 2017, sejam pelo menos 202 escritórios, inclusive em localidades do interior.

Com a expansão de transações bancárias realizadas em canais automatizados  – hoje já são mais de 95% do total –, o BB investe no acesso dos mais diversos segmentos de clientes aos seus aplicativos nos smartphones. Já são oito milhões de usuários, sendo que o APP principal do BB já é o sexto mais baixado no Brasil, superando os das demais instituições financeiras.

Aplicações lançadas recentemente abrangem as mais diversas áreas. Uma das novidades é o APP Ourocard – aplicativo especializado em gestão de múltiplos cartões de um único cliente e na emissão instantâneas de cartões totalmente digitais.

“Tão importante como entregar um cartão tradicional físico ao cliente, agora é prioridade estratégica oferecer o  aplicativo do banco. Vamos nos tornar cada vez mais um banco que combina conveniência do atendimento físico com o que existe de melhor em termos de experiência digital completa”, afirma o vice-presidente de Negócios de Varejo, Raul Moreira. 

"A estratégia de transformação digital nos permite entregar mais valor e aprimorar a experiência dos clientes. Dificilmente voltaremos a abrir agências no modelo tradicional. Vamos ampliar soluções de atendimento, mas agora em conceito que alia modernidade e eficiência”, complementa ele.

“O aumento nos níveis de satisfação dos clientes com os modelos de relacionamento digital gera crescimento de rentabilidade que pode variar de 20% a 40%, dependendo do estágio de relacionamento que o cliente já tinha com o Banco”, conclui, por sua vez, Simão Kovalski, diretor de Clientes Pessoas Físicas do BB.

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Agência/Corresp. Bancário Thu, 27 Oct 2016 00:00:00 +0000
Banco24Horas disponibiliza novas operações financeiras para clientes do Banco da Amazônia http://executivosfinanceiros.com.br/agencia/corresp-bancario/3970-banco24horas-disponibiliza-novas-operacoes-financeiras-para-clientes-do-banco-da-amazonia http://executivosfinanceiros.com.br/agencia/corresp-bancario/3970-banco24horas-disponibiliza-novas-operacoes-financeiras-para-clientes-do-banco-da-amazonia Banco24Horas disponibiliza novas operações financeiras para clientes do Banco da Amazônia

TecBan agora permite pagamentos de títulos e concessionárias, saques de poupança e transferências

O Banco24Horas, autoatendimento dos bancos, está incorporando novas operações financeiras do Banco da Amazônia (BASA) em seus caixas eletrônicos. A partir de agora, os clientes do banco poderão realizar no Banco24Horas pagamentos de títulos e concessionárias; verificar saldo e extrato; realizar saques de conta poupança; fazer transferências (entre contas correntes e poupança), DOCs e TEDs (apenas entre contas correntes) e emitir 2ª via de comprovante de pagamento, além das transações de saque, saldo e extrato de conta corrente já disponíveis. No total, serão 12 novas opções de serviços na Rede Banco24Horas.

A novidade traz ainda mais comodidade e segurança para que os clientes do BASA realizem transações bancárias. A Rede Banco24Horas conta com mais de 19.200 caixas eletrônicos instalados em todo o país, em supermercados, padarias, shoppings, postos de gasolina, entre outros comércios. Só na região Norte, há mais de 1.116 caixas eletrônicos.

Para encontrar o caixa eletrônico mais próximo, o Banco24Horas possui um aplicativo gratuito de busca para smartphones e tablets, que informa, em tempo real, o terminal disponível mais próximo. O download está disponível na App Store, Google Play e Windows Phone Store, ou pelo site www.banco24horas.com.br.

O cliente bancário de conta corrente pessoa física conta com saques sem tarifa todos os meses no Banco24Horas. Essas transações fazem parte do pacote de serviços contratado pelo cliente. O número de saques é definido no momento da contratação do pacote mensal da conta. Para aqueles que não contrataram um pacote, o Banco Central determina o benefício de quatro saques sem tarifa todos os meses, considerando a soma das operações realizadas nos canais do Banco e no Banco24Horas. Mais informações no site: http://www.banco24horas.com.br/para-voce/tarifas.

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Agência/Corresp. Bancário Wed, 31 Aug 2016 00:00:00 +0000
Atendimento digital leva BB à liderança do segmento de alta renda http://executivosfinanceiros.com.br/agencia/corresp-bancario/3419-atendimento-digital-leva-bb-a-lideranca-do-segmento-de-alta-renda http://executivosfinanceiros.com.br/agencia/corresp-bancario/3419-atendimento-digital-leva-bb-a-lideranca-do-segmento-de-alta-renda Atendimento digital leva BB à liderança do segmento de alta renda

Instituição inaugurou 143 escritórios do BB Estilo Digital desde 2015

 

A estratégia de abrir unidades de atendimento digital permitiu ao Banco do Brasil atingir o marco de um milhão de clientes no segmento Estilo. A marca garante a liderança do setor bancário no atendimento ao público com renda a partir de R$ 8 mil ou com investimentos superiores a R$ 100 mil.

O movimento do BB começou em maio de 2015. Nesse período, a instituição transformou 143 agências tradicionais em escritórios do BB Estilo Digital, que já atendem a 552 mil clientes. Até o fim do ano serão 243 unidades aptas ao novo modelo de atendimento, o que representa 100% da Rede Estilo. Segundo a instituição, a expansão permitirá atingir 1,3 milhão de clientes no segmento.

As novas unidades fornecem atendimento em horário estendido, das 8h00 às 22h00, e possibilidade de interações entre gerente e cliente por meio de soluções digitais, como e-mail, videoconferência e chat online e a ferramenta “Fale com seu Gerente”, similar ao WhatsApp.

"A estratégia de banco digital permite ampliar a entrega de valor e a melhoria da experiência dos clientes com o modelo de atendimento Estilo. Conseguimos melhorar em 16% o nível de satisfação dos clientes, nossa eficiência cresceu 35% e o volume de negócios aumentou 20% nesse novo modelo", afirma o vice-presidente de Negócios de Varejo, Raul Moreira.

A iniciativa é complementar ao atendimento presencial. O cliente pode optar pelo tipo de atendimento que julgar mais conveniente: digital, presencial ou ambos. Se o cliente preferir comparecer a uma agência, um gerente estará disponível para auxiliá-lo em suas demandas e necessidades. Existe também a possibilidade de agendar horário para o atendimento presencial, realizado pelo próprio gerente de relacionamento que o atende nas interações digitais.

Novos segmentos

O sucesso do modelo para o público alta renda permitiu ao Banco expandir o atendimento digital para outros grupos. Para o segmento Exclusivo, que reúne correntistas com renda a partir de R$ 4 mil, a instituição abriu seis escritórios, em atendimento a 52 mil clientes, no Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo (2). A previsão é chegar a 32 unidades até dezembro e alcançar 650 mil pessoas físicas.

As micro e pequenas empresas (MPEs) também contam com escritórios de negócios que prestam atendimento digital ao segmento. Estão em funcionamento seis unidades localizadas em Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Joinville (SC), Porto Alegre (RS) e Ribeirão Preto (SP). Até o final de 2016, a rede atingirá 32 escritórios. No momento, são 15 mil empresas beneficiadas. No fim do ano serão mais de 100 mil.

 

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Agência/Corresp. Bancário Thu, 23 Jun 2016 00:00:00 +0000
Agências Bradesco passam a comercializar planos odontológicos http://executivosfinanceiros.com.br/agencia/corresp-bancario/2666-agencias-bradesco-passam-a-comercializar-planos-odontologicos http://executivosfinanceiros.com.br/agencia/corresp-bancario/2666-agencias-bradesco-passam-a-comercializar-planos-odontologicos Agências Bradesco passam a comercializar planos odontológicos

OdontoPrev lançou novos produtos da linha Bradesco Dental que poderão ser contratados por correntistas na rede de agências do banco

Acompanhando a crescente demanda por produtos e serviços diferenciados, a operadora de seguros odontológicos OdontoPrev lançou quatro novos produtos da linha Bradesco Dental, que prometem impactar o mercado de pessoas físicas. Segundo o diretor comercial do grupo, Carlos Rogoginsky, o segmento individual é um dos pilares estratégicos de crescimento da companhia e representa uma nova forma de atuação. “O lançamento de produtos para nichos específicos reforça nosso posicionamento como maior provedora de soluções odontológicas”, afirma. 

Os novos planos serão comercializados com exclusividade para correntistas na rede de agências Bradesco e divididos em duas categorias: Bradesco Dental Exclusive, que oferece as modalidades Exclusive e Exclusive Plus; e Bradesco Dental Prime, nas versões Prime e Prime Plus.  

Ainda de acordo com Rogoginsky, os produtos foram especialmente desenhados para atender a uma crescente demanda voltada para o cliente com um padrão de renda mais elevado, que tem exigências e necessidades próprias. Os planos buscam oferecer coberturas diferenciadas, com a vantagem de possibilitar a utilização de um dentista de sua preferência (livre escolha) e contar com um modelo de reembolso com valores diferenciados de acordo com o procedimento odontológico realizado.

Em todas as opções, o cliente possui uma ampla rede credenciada que, atualmente, conta com mais de 25.000 cirurgiões-dentistas em todo o país, além do atendimento de urgência disponível 24 horas após a contratação, análise de 100% dos tratamentos, realizados pela equipe de Gestão de Qualidade, o que garante que todos os procedimentos são efetivados de acordo com os protocolos clínicos em vigor, além de todas as facilidades disponibilizadas por meio do portal de serviços na internet.

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Agência/Corresp. Bancário Fri, 01 Apr 2016 00:00:00 +0000
Perto lança cofre reciclador de moedas para tesourarias http://executivosfinanceiros.com.br/agencia/corresp-bancario/2441-perto-lanca-cofre-reciclador-de-moedas-para-tesourarias http://executivosfinanceiros.com.br/agencia/corresp-bancario/2441-perto-lanca-cofre-reciclador-de-moedas-para-tesourarias Equipamento aceita depósito de até 100 moedas simultâneas

Equipamento é recomendado para tesourarias de qualquer empreendimento que tenha circulação de moedas

A Perto lançou, recentemente, um cofre reciclador de moedas para automação de tesourarias. A solução complementa a linha de equipamentos para automação de tesourarias, da empresa, que inclui os cofres de depósito inteligente PertoTrap e os tesoureiros recicladores de cédulas PertoRecycler.

“A Perto vem buscando, ano após ano, entender os gaps dos processos de seus clientes e, com isso, pesquisar e desenvolver equipamentos e soluções que trazem redução de custos operacionais ou mesmo abertura de oportunidades de negócios”, afirma o diretor comercial da empresa, André Figueiredo.

O equipamento permite que moedas sejam depositadas em um bocal, onde são validadas e reconhecidas pelo seu valor, sendo direcionadas para armazenamento em cassetes específicos. Posteriormente, podem ser realizados saques das moedas armazenadas. O equipamento é composto de um cofre, que pode ser fixado, permitindo que moedas fiquem ali armazenadas entre um período e outro.

O cofre reciclador é recomendado para tesourarias de agências bancárias, supermercados, estacionamentos, pedágios ou para qualquer empreendimento que tenha circulação de moedas. Por suas características, a expectativa da empresa é consolidar o produto em 2016, complementando tesourarias que já utilizam a solução Perto para reciclagem de cédulas e, posteriormente, avançar nos demais mercados.

Principais funcionalidades do equipamento:

- aceita depósito em volume de até 100 moedas simultâneas;

- possui compartimento cashbox com capacidade extra para moedas aceitas;

- detecção e liberação automática de travamento de moedas;

- gestão de resíduos no bocal de entrada;

- posicionamento flexível dos compartimentos de moedas (hoppers) com reconhecimento automático de posição e valores;

- configuração para seis, cinco, quatro ou três hoppers com bandeja simples ou dupla;

- cofre de segurança em aço reforçado com abertura através de fechadura eletrônica de segredo;

- display LCD com touchscreen para acesso às funcionalidades do tesoureiro;

- impressora térmica de alta velocidade incorporada ao tesoureiro.

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Agência/Corresp. Bancário Mon, 07 Mar 2016 00:00:00 +0000
BT vence nova licitação para interligar lotéricas de todo o País http://executivosfinanceiros.com.br/agencia/corresp-bancario/1842-bt-vence-nova-licitacao-para-interligar-lotericas-de-todo-o-pais http://executivosfinanceiros.com.br/agencia/corresp-bancario/1842-bt-vence-nova-licitacao-para-interligar-lotericas-de-todo-o-pais George Washington Menezes, superintendente nacional de Operações e Suporte em TI da Caixa

Contrato com a Caixa, de R$ 327,87 milhões, prevê cobertura inicial de 14 mil pontos

A BT venceu nova licitação pública para prover serviços de conectividade para as lotéricas em todo o Brasil. O contrato, no valor de R$ 327,87 milhões, foi assinado com a Caixa Econômica Federal em agosto e terá duração de cinco anos, prevendo a conexão dos data centers do banco às 14 mil lojas que operam no País – número que poderá atingir a marca de 18 mil até o fim do período de vigência, em 2020.

Os correspondentes lotéricos são canais de atendimento de enorme importância para a instituição devido à capilaridade alcançada, chegando a localidades remotas e estendendo a prestação de serviços bancários a amplos contingentes populacionais não “bancarizados”, o que inclui o pagamento de benefícios sociais, tais como Previdência e Bolsa Família.

A rede de comunicação utilizada – a quase totalidade das conexões é efetuada por satélite, viabilizando a cobertura de grandes distâncias – é fator crítico para a operação destes canais, demandando, portanto, elevado grau de confiabilidade, o que se traduz nos rígidos SLAs (Acordos Níveis de Serviços) fixados. Hoje a disponibilidade suportada é de 99,95%.

Na condição de empresa pública, a Caixa é obrigada a promover a licitação deste serviço em cumprimento à Lei 8.666/93, contratando-o por um período máximo de 60 meses. Vencido este prazo, nova concorrência deve ser realizada. A BT sagrou-se ganhadora nas licitações levadas a cabo em 2005, 2010 e, agora, 2015, por meio de pregão eletrônico.

Conforme avalia George Washington Menezes, superintendente nacional de Operações e Suporte em TI da Caixa, os serviços de comunicação vêm sendo prestados de forma satisfatória, situando-se dentro dos SLAs acordados.  “Há pouquíssimas reclamações, o que demonstra um bom grau de satisfação com a execução deste contrato”, observa.

Além do mais, acrescenta ele, tem sido recorrente a superação dos recordes de operações efetuadas: “Atualmente, atingimos um patamar de mais de 1.850 transações por segundo em dia de pico. Tal marca é um demonstrativo da capacidade e robustez da solução, que se reflete na satisfação do usuário deste serviço”.

Na verdade, relata o executivo, a rede de comunicação que está no ar é parte de uma plataforma projetada pela Caixa para propiciar o funcionamento das lotéricas em todo o território nacional – hoje, as lojas estão presentes em 98% dos municípios, o que corresponde a um total de 5.458 cidades.

Apoio a programas sociais

“Para nós, esse contrato com a Caixa é muito importante não só pelo suporte que damos aos negócios do banco e das lotéricas, mas também pelo apoio aos programas sociais em todo o País. A tecnologia satelital está permitindo atender pessoas que, por exemplo, habitam as regiões rurais”, assinala Jennifer Artley, chief operating officer da BT.

Aliás, complementa ela, na América Latina, nos últimos anos, os serviços que a operadora mais tem fornecido são exatamente os de rede, interconectando os rincões mais distantes: “Utilizamos as bases de práticas que temos com muitos clientes em diversos países. Há necessidades comuns que podemos contemplar, agregando valor com nossa experiência acumulada”.

De seu lado, Jorge Najera, country manager da BT Global Services, afirma que a provedora procura sempre ajudar as organizações usuárias a gerir riscos, proteger seus ativos e manter seus negócios funcionando, entendendo que hoje elas são extremamente dependentes da tecnologia.

“Um banco não se pode permitir sofrer interrupções nos serviços de comunicação. Nós temos de garantir a alta disponibilidade de suas aplicações e de seus sistemas”, enfatiza. O executivo lembra, de resto, que a rede existente está possibilitando interligar terminais da Caixa como os instalados no Caminhão da Sorte e em um barco que trafega pela região amazônica, atendendo as comunidades locais.

Tecnologia satelital predomina

Das 14 mil lotéricas abertas no País, nada menos que 96,5% são conectadas por satélites. Residualmente, para cobrir as lojas restantes, são utilizadas também a tecnologia terrestre (EILD - Exploração Industrial de Linha Dedicada) e a de rádio, presentes em 3,15% e 0,35% das unidades, respectivamente.

Na vigência do contrato recém-assinado, a Caixa decidiu manter em uso a tecnologia satelital VSAT (Very Small Aperture Terminal) em razão do nível de confiabilidade alcançado. Para justamente honrar os SLAs firmados, a BT mobiliza um teleporto em Hortolândia (SP) que opera e monitora toda a comunicação, mantendo um site alternativo, a 30 km de distância, em Jaguariúna (SP). “Essa infraestrutura redundante faz com que o banco e suas lotéricas não deixem nunca de prestar serviços”, garante Najera.

Ainda no que se refere ao gerenciamento do ambiente, a Caixa, por sua vez, emprega um sistema interno para auditar a disponibilidade de cada lotérica, ciente de que este fator impacta no faturamento mensal dos proprietários dos estabelecimentos.

“Também mantemos um canal de comunicação direta com os empresários por meio do Expresso Parceiros, portal de acesso que possibilita a abertura e o acompanhamento de requisições de serviço, bem como permite o envio de sugestões, questionamentos e reclamações”, conclui George Menezes.

 

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iruehara.tln@terra.com.br (Irineu Uehara) Agência/Corresp. Bancário Mon, 26 Oct 2015 00:00:00 +0000