Menu

6 pontos fundamentais para investir em Business Process

Denis Gonçalves, CEO da Next SI  Denis Gonçalves, CEO da Next SI

O desafio para as empresas é investir na solução tecnológica mais adequada para o sucesso nos negócios

Denis Gonçalves (*)

Ter sucesso nos negócios, hoje em dia, envolve uma série de fatores e um deles é a capacidade de inovação. Muitas empresas criam inúmeras estratégias, a fim de buscar vantagem competitiva no mercado e, consequentemente, sucesso, e optam por realizarem investimentos em soluções tecnológicas. O desafio é escolher a melhor opção de solução para cada organização.

O Business Process Management (BPM), ou Gerenciamento de Processos de Negócios, por um lado, tem sido uma solução muito procurada por empreendedores, porém, por outro, há dúvidas se investir em BPM é a melhor estratégia para a empresa. Diante disso, é importante conhecer seis pontos para investir em Business Process:

1- Redução de custos

Ao adotar uma solução de Business Process, a empresa consegue identificar o andamento de seus processos, verificar quais investimentos estão dando resultados, quais não, minimizar falhas e decidir, a partir disso, o que deve ser feito, para que o retorno seja cada vez mais positivo. O fato de poder ter uma visão ampla dos resultados permite, inclusive, que a empresa não torne a investir em processos que não estão dando certo, reduzindo os custos operacionais. 

2- Automação

Hoje em dia, as organizações têm buscado inúmeras formas de obter vantagem competitiva e automatizar seus processos é uma das estratégias que elas adotam para alcançá-la. A solução de BPM é uma das soluções responsáveis por entregar essa automação, que, consequentemente, ajuda a minimizar falhas humanas, ampliando a capacidade operacional. 

3- Produtividade                     

Aumentar a produtividade da equipe é um dos maiores objetivos de uma organização e investir em Business Process pode proporcionar essa produtividade, graças, em grande parte, à autonomia dos processos e ao fato de os dados serem armazenados em nuvem, o que permite que funcionários acessem qualquer informação de onde e quando quiserem.

4- Tomada de decisões

Ao se propor a mapear, analisar, definir, executar, monitorar e fazer a gestão de processos, o BPM entrega uma melhor visão do negócio para os gestores, que conseguem ter dados concretos para tomar decisões mais corretas e que trarão maiores benefícios para a empresa. 

5- Controle

Atualmente, ter controle dos processos operacionais, em uma empresa, não é uma tarefa fácil, principalmente se esse controle for feito de maneira manual, que demande muito tempo e trabalho por parte da equipe. Investir em Business Process, diante disso, auxilia na obtenção de um banco de dados, integrando os diferentes setores da organização, facilitando o controle das operações, como estoque, por exemplo, minimizando falhas e, consequentemente, facilitando o processo de tomada de decisão.

6 – Gestão por respostas

Uma das mais desejadas gestões é a gestão por resposta, onde o gestor sabe exatamente onde tem que atuar, sem a necessidade de perguntar: “como as coisas estão?”. Existe uma diferença muito grande em gestão por perguntas e gestão por respostas, e isso impacta diretamente na energia e foco gasto nas estratégias atuais. 

(*) CEO da Next SI

 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes