Menu

Plataforma suporta serviços de cartório em ambiente virtual

Plataforma suporta serviços de cartório em ambiente virtual

Com o Notary Ledgers, da Growth Tech, é possível emitir procurações, certidões de nascimento ou de óbito 

A Growth Tech, startup que utiliza a tecnologia de blockchain da IBM Brasil para desenvolver projetos e soluções, desenvolveu a plataforma Notary Ledgers, que permite solicitar e acompanhar serviços de cartório em ambiente virtual.

Todas as transações são validadas e registradas em uma blockchain permissionada, formada por diversos cartórios brasileiros. A partir da plataforma, é possível emitir procurações, além de registros de nascimento ou óbito e união estável.

Segundo Hugo Pierre, CEO da Growth Tech, o modelo de atuação praticado por cartórios no Brasil necessita migrar para um serviço digital baseado em blockchain. “Um documento assinado digitalmente em nossa plataforma poderá ter a mesma validade de um assinado manualmente em um cartório físico, pois as validações das transações também são feitas por cartórios na rede Notary Ledgers, com o mais alto nível de segurança e transparência, evitando fraudes e melhorando o tempo de entrega dos serviços cartorários”.

Para usar a plataforma, pessoas físicas e jurídicas devem acessar o endereço eletrônico da plataforma (www.notaryledgers.com), escolher o tipo de serviço que precisam, preencher as informações e assinar o documento digitalmente. Quando todos os requisitos para a transação são validados, o pagamento é realizado e tudo é registrado na blockchain, que forma um livro-razão único, contendo os registros de todas as transações que ocorrerem na rede.

“Escolhemos o IBM Blockchain porque é uma solução abrangente que nos ajudou a trazer transparência e segurança a todo o processo necessário aos serviços cartorários no país, algo que no passado representava um processo altamente burocratizado”, acrescenta Pierre.

Segundo ele, a empresa começou a usar a solução por meio do programa empresarial Startup With IBM, que não apenas forneceu as ferramentas para o desenvolvimento da solução, como também a orientação técnica para o projeto.

O Notary Ledgers vem permitindo a adesão de cartórios espalhados pelo Brasil, o que representa a criação de uma base unificada de serviços, trazendo mais agilidade e padronização das operações para todo o sistema de registros no país. Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília são alguns dos Estados com unidades cadastradas na plataforma, que somam, atualmente, oito unidades.

 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes