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Brasil é o país que mais usa cartão de crédito na AL

Brasil é o país que mais usa cartão de crédito na AL

Segundo a Kantar, 65% das famílias brasileiras utilizam o plástico para comprar produtos de consumo massivo

O cartão de crédito é o meio de pagamento preferido de boa parte da famílias  da América Latina que compram produtos de consumo massivo, segundo a Kantar.

Levantamento realizado pela empresa mostra que 45% das famílias da região utilizam cartão de crédito. No Brasil, entretanto, o índice chega a 65%.

As famílias brasileiras usaram o cartão de crédito para esta finalidade 15 vezes durante o ano de 2018, o que significa uma compra paga com o dispositivo a cada 24 dias. Já na América Latina, o uso de cartão de crédito foi a cada 25 dias.

O estudo, que analisou os países da América Latina (com exceção de Chile e Bolívia), concluiu ainda que 20% de todo o montante gasto com as categorias de rápido consumo na região é quitado em cartões de débito, crédito ou conveniados de lojas.

Além disso, a escolha pelo cartão de crédito nestas situações cresceu 2% no ano passado. Mesmo período em que as notas perderam 2,1% em valor, apesar desta modalidade ainda representar 74,7% do total arrecadado.

No Brasil, 30% das compras de produtos de consumo massivo em 2018 foram quitadas através de cartão, um crescimento de 8% em comparação a 2017. Pagamentos através de dinheiro representaram 61% do total arrecadado e, assim como na América Latina, perdeu 2% em valor.

O ticket médio gasto no cartão de crédito em compras de produtos de consumo massivo no país é de R$ 73,00, enquanto o gasto médio por compra em dinheiro é de R$ 41,00.

O uso dos métodos também se diferencia nas missões de compra. No Brasil, o cartão de crédito é o método mais utilizado para compras de abastecimento, em 60% dos casos as famílias optaram pelo dispositivo para quitar as despesas. Já o dinheiro é a modalidade escolhida para pagar 25% das compras de proximidade, quando são levados para casa menos produtos de uma vez.

Famílias mais jovens, de classes mais altas, sem filhos e formadas por uma ou duas pessoas são as mais adeptas ao uso do cartão de crédito na América Latina, enquanto lares latino-americanos monoparentais e com filhos optam pelo dinheiro com maior frequência.

“Somente no Brasil, as despesas com bens de consumo massivo representam 28% dos gastos das famílias e é importante observar a maneira como elas pagam por elas. Apesar de usarem o cartão menos vezes, os valores gastos a cada ida ao ponto de venda são maiores quando pagam com o dispositivo. Enquanto o dinheiro é eleito majoritariamente em compras menores e mais frequentes”, analisa Giovanna Fischer, diretora de marketing e insights da Kantar.

Considerando os canais de compra, só no Atacarejo, as compras com cartões cresceram 25% e 30% das famílias utilizaram o método como pagamento de suas compras em produtos de consumo massivo, um incremento de 22 mil novos lares em 2018.

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