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Ipiranga cria app que agiliza trabalho de equipe de vendas

Ipiranga cria app que agiliza trabalho de equipe de vendas

Projeto desenvolvido com a plataforma MicroStrategy Mobile trouxe para a palma das mãos, de cerca de 300 profissionais, informações sobre o relacionamento com mais de 7 mil postos credenciados

Com uma forte cultura analítica e mais de 15 anos de utilização da plataforma de business intelligence (BI) da MicroStratyegy, a  Ipiranga, uma das maiores empresas privadas do segmento de distribuição de combustíveis, no Brasil, deu um passo importante em relação à adoção da mobilidade.  

A companhia desenvolveu um aplicativo com base na plataforma MicroStrategy Mobile, que foi criado com o objetivo de acompanhar o desempenho das vendas no varejo, trazendo um grande diferencial e agilizando, consideravelmente, o trabalho e o processo de tomada de decisão de seu time. Esta ferramenta foi sendo desenvolvida na medida em que a área de varejo foi demandando maior agilidade para melhor atender seus clientes, os donos dos postos. A plataforma surgiu, então, a partir da necessidade do marketing aliado à tecnologia e know how de TI da Ipiranga.  

“Logo que foram sinalizadas as necessidades de viabilizar uma nova forma de atuação da força de vendas junto aos clientes e de evoluir a capacidade de gestão dos territórios de vendas, pensamos, imediatamente, que seria necessário buscar soluções realmente inovadoras do ponto de vista de usabilidade e mobilidade, mas, que ao mesmo tempo aproveitassem os investimentos já realizados no desenvolvimento de nossa solução de BI”, explica Betsy Ferreira, gerente de sistemas de informação da Ipiranga. 

Disponibilizado em tablets, o app permite aos cerca de 300 profissionais que compõem a equipe comercial consultar informações e realizar, ainda em campo, análises dos principais indicadores de vendas e de relacionamento com os postos credenciados, lojas de conveniência e franquias de troca de óleo que compõem a rede Ipiranga em todo o Brasil.

O resultado foi um app totalmente aderente à estratégia de marketing da Ipiranga, com grande nível de detalhamento e indicadores capazes de tornar mais assertivas e ágeis as decisões dos profissionais de vendas no momento da visita aos postos. Entre os dados disponibilizados em tempo real constam: o volume de venda por posto e por tipo de combustível; dados sobre as lojas de conveniência e pontos de troca de óleo; além de outros detalhes que também permitem aos gestores da área de marketing avaliarem e acompanharem o desempenho, tanto da equipe de vendas como desses clientes. 

“Antes, o assessor tinha de chegar em cada um dos postos que visitava, ligar seu notebook e esperar pelo carregamento da ferramenta. Hoje é tudo instantâneo e ainda há enormes possibilidades a serem exploradas graças à integração das funcionalidades da plataforma com as dos dispositivos móveis. Isso proporciona um ganho bastante perceptível na rotina desses colaboradores”, avalia Andre De Stefani, gerente executivo desenvolvimento de varejo Ipiranga.   

O projeto, lançado em outubro de 2015, foi realizado em tempo recorde. Em pouco mais de um mês, todos os dados do BI foram migrados para essa aplicação. A parte visual foi aprimorada e foram feitas adequações para atender às peculiaridades de interação com o usuário, como, por exemplo, o tamanho da tela, que no tablet é menor. O objetivo da equipe de TI foi tirar o máximo proveito das funcionalidades exclusivas e nativas dos dispositivos móveis.  

A intenção da empresa é continuar investindo no app, empregando novos recursos. Uma nova entrega que ampliará a capacidade da aplicação está prevista ainda para o primeiro semestre de 2016. Além disso, a Ipiranga também está fazendo o upgrade para a recém lançada plataforma analítica MicroStrategy 10 Secure Enterprise, incluindo as novas funcionalidades na versão mobile, que incrementarão o aplicativo.

 “A cultura analítica dentro da companhia sempre foi muito intensa, culminando na construção de uma ampla base de dados que reúne diversos indicadores, painéis de desempenho, gráficos e dashboards. Ainda assim, a utilização do BI era tradicional, focada, principalmente, no desenvolvimento de relatórios via web e em uma aplicação mobile para atender ao corpo diretivo da empresa”, conta Betsy Ferreira, gerente de sistemas de informação da Ipiranga. 

 A marca Ipiranga possui uma rede de 7.230 postos, voltados a atender às necessidades diárias dos consumidores, ofertando desde combustíveis e lubrificantes até produtos de conveniência. São 1.910 lojas am/pm e 1.466 unidades Jet Oil e Jet Oil Motos, franquias instaladas nos postos da rede que oferecem, respectivamente, serviços especializados para automóveis e motos. 

 

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