Menu

Análise de crédito fica mais dinâmica com Behavior Score

Análise de crédito fica mais dinâmica com Behavior Score

Indicador avalia comportamento do consumidor com base em dados gerados em transações

O cenário da análise e concessão de crédito teve ganhos tecnológicos importantes nos últimos anos. Ferramentas de tecnologia cada vez mais sofisticadas tornaram possível escalar com eficiência a quantidade de análises realizada diariamente pelas empresas, incluindo ferramentas antifraude no processo.

E é neste contexto que termos como Behavior Score, Credit Score e Collection Score surgiram e ganharam força, já que são, basicamente, os resultados relevantes a se considerar antes da tomada de decisão sobre o crédito.

O que é Behavior Score

O Behavior Score é uma pontuação gerada a partir de um modelo matemático que analisa o comportamento de um consumidor, com base em dados gerados no histórico de transações e relacionamento com empresas.

Diferenças entre Behavior Score, Credit Score e Collection Score

O Behavior Score é um número atribuído exclusivamente ao comportamento do cliente em seu histórico de transações, enquanto o Credit Score é a pontuação específica gerada a partir da avaliação do risco de crédito.

Já o Collection Score é o resultado numérico, baseado em análise de dados, da probabilidade que um cliente tem de saldar uma dívida dentro de um período pré-estabelecido pela empresa.

Por exemplo: a probabilidade numérica de um consumidor pagar uma dívida nos próximos três meses

Vantagens de usar o Behavior Score

A utilização de Behavior Score na análise de crédito torna o processo dinâmico e constantemente atualizado. Com essa pontuação em mãos, uma empresa pode definir regras mais especificas para conceder o crédito e garantir flexibilidade quando houver uma mudança de cenário quando o crédito já estiver concedido ao cliente.

Ao avaliar o comportamento do consumidor, é possível saber o quanto a linha de crédito precisa estar preparada para mudanças, como a evolução do risco do cliente.

Além disso, o Behavior Score faz com que a tomada de decisão seja mais segura e o custo da análise possa ser dividido por um número maior de transações.

Além de fazer com que a tomada de decisão seja mais segura, também permite que o custo da análise possa ser dividido por um número maior de transações.

Behavior Score na análise de crédito

Contribuir significativamente com uma análise de crédito segura e eficiente é a função primordial do Behavior Score.

Uma análise de crédito cuidadosa, é capaz de fazer com que todos os envolvidos no processo sejam beneficiados.

Já no que diz respeito aos clientes, há a certeza de que receberá um crédito condizente com suas possibilidades financeiras, com uma taxa de juros mais justa.

As empresas ficam mais seguras de que terão retorno sobre o investimento que fazem ao conceder algum tipo de crédito a seus clientes, tornando o modelo de negócio lucrativo e sustentável.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes