Regulamento

Prêmio efinance 2019

Regulamento

I. Dos Objetivos

Criado pela Revista Executivos Financeiros e já em sua 19ª edição, o Prêmio efinance mantém como objetivo destacar as implementações de soluções de infraestrutura e aplicativos na área de TI e Telecom mais robustas e inovadoras, que contribuíram para elevar a qualidade dos serviços prestados pelas instituições financeiras que operam no País.

 

O Prêmio efinance foi concebido em 2001 com o objetivo de destacar os principais sistemas, soluções, aplicativos e equipamentos desenvolvidos e implementados pela vertical financeira e, assim, reconhecer o talento e a competência dos profissionais e das corporações que contribuem, de forma efetiva, para que o Brasil seja reconhecido mundialmente como um dos mais avançados em termos de tecnologia bancária.

A Editora Executivos Financeiros recebe entre 300 a 400 projetos a cada edição, inscritos por diversas instituições financeiras que operam no País, para serem avaliados por uma Comissão Julgadora composta por professores especialistas que representam diversas universidades – entre as mais enaltecidas pela comunidade acadêmica.

 

Em sua 19ª edição, a premiação desfruta de pleno reconhecimento, tanto pela comunidade de TI do mercado financeiro quanto pela indústria de serviços, software e hardware que atende o setor. Esta legitimidade deve-se à seriedade e dedicação da Editora Executivos Financeiros na condução desta iniciativa, bem como ao elevado grau de capacitação, isenção e ética da Comissão Julgadora, no exercício do difícil trabalho de examinar e selecionar os projetos recebidos.

II. Das Categorias

Podem concorrer ao XIX Prêmio efinance projetos que tiveram início, estavam em andamento ou foram concluídos no período de 1º janeiro de 2018 até 30 de março de 2019, prazo estipulado para o recebimento dos cases pela Comissão Julgadora.

Boa parte das categorias já premiadas em edições anteriores está especificada abaixo. Os cases que não estiverem inseridos nessas categorias serão avaliados e poderão concorrer em categorias especiais. Esse critério, definido pela Comissão Julgadora do Prêmio efinance, deve-se à velocidade das mudanças, ao surgimento de novas soluções, aplicativos, tendências e inovações. Para não limitar o envio de cases, a Comissão Julgadora se reserva o direito de agrupar os empreendimentos em uma única categoria, conforme a natureza e o conteúdo dos projetos recebidos.

 

Poderão ser criadas categorias especiais de acordo com os cases submetidos à análise. Serão considerados para avaliação os seguintes tópicos:

 

  • Contexto (porte ou grau de dificuldade, por exemplo)
  • Melhorias no negócio
  • Melhorias na gestão de tecnologia
  • Impacto social
  • Inovação
  • Qualidade e clareza da apresentação
  • Pioneirismo
  • Simplicidade da solução

Listamos abaixo algumas categorias do Prêmio efinance, ressalvando que, a critério da Comissão Julgadora, nem todas serão abertas e que outras poderão ser sugeridas pelos responsáveis pela inscrição e avaliadas pela Comissão:

Acessibilidade

Algoritmos

Aplicativo de Câmbio

Aplicativo de Crédito

Aplicativo de Seguros

Aplicativos de Investimentos

Apoio a Políticas Públicas

Autoatendimento

Agência

Arquitetura de TI

Banco Digital

Big Data

Blockchain/Criptomoedas

BPM

Analytics/BI

Campanha de Marketing

Call Center

Canais

Cartões

CIO do Ano

Cloud Computing

Colaboração

Contact Center

Correspondente Bancário

Cooperativa de Crédito

Crédito

CRM

Crowdfunding

Data Center

Educação & Treinamento

Engenharia de Software

Gestão de Conteúdo

GED – Gestão Eletrônica de Documentos

Gestão de Infraestrutura Mobile

Gestão de Infraestrutura de TI

Gestão de Infraestrutura de Telecom

Gestão de Infra de Telecom em Rede de ATM

Gestão de Pessoas

Gestão de Processos

Gestão de Risco

Gestão Financeira

Governança Corporativa

Governança de TI

Infraestrutura de TI

Inovação

Internet Banking

Internet das Coisas

Internet Seguros

Mainframe

Meios de Pagamentos

Mesa de Operações

Machine Learning (Inteligência Artificial)

Mobile Banking

Mobile Seguros

Open Banking

Outsourcing

Redes Sociais

Responsabilidade Social

Segurança

Telecom

Tesouraria

Workflow

Prêmios Especiais:

A categoria especial CIO do Ano, destinada a reconhecer a atuação de um dos CIOs das instituições financeiras, será mantida. Os candidatos serão indicados pelos concorrentes ao Prêmio e examinados pela Comissão Julgadora.

III. Dos Novos Participantes

O Prêmio efinance vai aceitar inscrições de projetos desenvolvidos por bancos digitais e outras empresas iniciantes que avançaram em suas ofertas e hoje detêm soluções maduras voltadas para a indústria financeira.

Estas inscrições seguirão a regra geral da premiação, quanto ao enquadramento nas categorias previstas para efeito de julgamento, quanto ao prazo de implementação das soluções e quanto ao prazo e valor de cada inscrição.

IV. Da Comissão Julgadora

A avaliação dos cases ficará a cargo de um grupo de especialistas do meio acadêmico previamente selecionado e com importante experiência em tecnologia & finanças. Conheça os integrantes da Comissão na página Comissão Julgadora deste site.

V. Dos Prazos

A Editora Executivos Financeiros definiu o próximo dia 30 de abril como a data limite para a entrega dos cases, para permitir uma avaliação criteriosa de todos os projetos apresentados.

 

O jantar e a festa de entrega da premiação vão ser realizados no próximo dia 12 de junho,  às 19:30h, no Espaço Villa Blue Tree, situado à Rua Castro Verde, 266, Chácara Santo Antônio, São Paulo – SP.

 

Os bancos premiados e empresas patrocinadoras desta edição do Prêmio efinance deverão encaminhar confirmação de seus convidados, impreterivelmente, até o próximo dia 30 de maio.

A indicação do (s) representante (s) dos bancos e dos fornecedores para o recebimento dos troféus durante o jantar deverá ser feita, impreterivelmente, também no dia 30 de maio.

VI. Dos Valores

O valor da inscrição de cada case/projeto é de R$ 1.000,00 (mil reais), devendo ser pago no ato da inscrição via depósito na conta da Editora Executivos Financeiros, mencionada no pé da ficha de inscrição. As inscrições encerram-se em 30 de abril de 2019.

VII. Da Participação dos Fornecedores

O Prêmio efinance homenageia as instituições financeiras, mas a participação de fornecedores, consultores, desenvolvedores, integradores, implementadores e prestadores de serviços é bem-vinda. Todos poderão apresentar seus cases com autorização das instituições financeiras nos projetos que foram ou estão sendo implementados.

 

Se desejarem patrocinar a iniciativa da Editora Executivos Financeiros, as empresas parceiras dos bancos e instituições financeiras que colaboraram com a concepção e, de alguma forma, participaram dos cases vencedores poderão dar visibilidade a essa participação e, assim, usufruir de uma série de benefícios, inclusive o de receber cópia do troféu da categoria premiada durante a cerimônia de entrega.

VIII. Da Divulgação dos Cases Vencedores

A Editora Executivos Financeiros, organizadora do Prêmio efinance, poderá divulgar os cases vencedores. Eventuais restrições nesse sentido deverão ser comunicadas por escrito à organização da premiação, para avaliação, e serão passíveis de consulta.

IX. Do Prêmio

O Prêmio efinance é simbolizado por uma escultura estilizada e criada com exclusividade.

O troféu será distribuído aos vencedores e colaboradores que atuaram nos projetos das categorias premiadas.