Menu

Sandra Guerra lança livro que mostra os bastidores dos conselhos de administração

Sandra Guerra lança livro que mostra os bastidores dos conselhos de administração

Escrita em linguagem bastante acessível, a obra, publicada pela Editora Best Business, tem como principal objetivo fornecer uma bússola comportamental para administradores de negócios

Órgão máximo da governança corporativa, o conselho de administração é considerado por muitos pesquisadores a “caixa preta” das companhias por tratar de temas sigilosos e também por certa dificuldade em se obter dados e depoimentos que revelem os meandros de seu funcionamento. Especialmente nos últimos anos, cresce o questionamento sobre o papel e a responsabilidade dos conselheiros frente aos sucessivos escândalos empresariais e financeiros que assolam o Brasil e o mundo.  

 Visando contribuir para o aprofundamento do debate, Sandra Guerra - uma das principais autoridades nesse assunto no Brasil, Conselheira de administração por mais de duas décadas e ex-presidente do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) - nos convida à reflexão e traz luz às questões da alta gestão em sua primeira obra como autora, o livro “A Caixa-Preta da Governança”, que será lançado em maio, na capital paulista. Com prefácio assinado por Sérgio Lires Rial, presidente do Banco  Santander no Brasil, e Alexandre Gonçalves Silva, presidente do conselho de administração da Embraer.

 Escrita em linguagem bastante acessível inclusive para leigos, a obra – publicada pela Editora Best Business - tem como principal objetivo fornecer uma bússola comportamental para administradores de negócios. Ao apresentar um “raio X” do que acontece de fato no dia a dia dos conselhos de administração - seus dilemas, responsabilidades, conflitos e desafios - o livro serve como guia para que conselheiros e executivos possam atuar de forma mais confiante e tranquila na interação com os pares, acionistas e executivos, visando uma maior eficácia na tomada de decisões.

O projeto

Durante 36 meses, a autora mergulhou no estudo desse cenário, em toda sua complexidade. Nesse período, ela realizou uma pesquisa junto a 102 conselheiros brasileiros, indagando-os sobre o que tira o sono,quais seus principais receios e como o comportamento afeta as salas de conselho. Também realizou entrevistas individuais (27 ao todo com profissionais de nove nacionalidades diferentes, em mais de oito cidades do mundo), nas quais apurou detalhadamente as causas para os fatores que identificou na pesquisa. Sandra levantou casos que apresenta em profusão no livro.

 Estruturada em sete capítulos, a obra concentra-se no desnudar da “caixa-preta”, apresentando nos capítulos finais os caminhos para se pensar além desses limites. Vale destacar que os presidentes dos conselhos de administração, que ocupam a “cadeira mais solitária do mundo”, também foram ouvidos e revelaram suas angústias.

 Temas como a contratação e demissão de CEO's, eventos disruptivos, questões éticas, transações de compra, venda e fusões de empresas, armadilhas comportamentais e bullying entre conselheiros e executivos são retratados com absoluta honestidade por quem vivencia diariamente a complexidade de integrar e/ou interagir com os conselhos de administração.

 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo
Info for bonus Review William Hill here.

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes