Menu

Grupo Odebrecht anuncia nova estratégia para as marcas de suas empresas

Grupo Odebrecht anuncia nova estratégia para as marcas de suas empresas

Companhias internas poderão definir  suas brands, devido ao novo modelo pelo qual a holding é uma “arquiteta estratégica” e os negócios ganham maior autonomia gerencial

O Grupo Odebrecht anuncia uma nova estratégia para as marcas de suas empresas. Recentemente, a Odebrecht S.A (Holding) revisou o seu modelo empresarial e passou a ter um novo papel, o de arquiteta estratégica de seus negócios, concentrando-se na definição de diretrizes e no compartilhamento de sinergias. As empresas do Grupo, neste novo desenho, ganham mais autonomia na gestão de seus negócios. Algumas, inclusive, estão abertas à entrada de novos sócios e até mesmo à futura abertura de capital.

É neste novo modelo empresarial que está baseada a nova estratégia de marcas do Grupo Odebrecht. A holding não mudará sua marca, mas os negócios terão autonomia para rever suas estratégias de marca para melhor se adequar à realidade de seus mercados.

A decisão sobre mudança de marca ficará a cargo de cada um dos negócios, em linha com suas necessidades, identificando um fato relevante que justifique estrategicamente uma alteração de rota. Ou seja, a estratégia de marca de cada uma das empresas será coerente com o momento que estejam vivendo.

“A marca-mãe, da Holding Odebrecht, não será alterada. Uma mudança deste tipo seria vista como cosmética. O que precisamos mostrar e comprovar, em primeiro lugar, é que o Grupo Odebrecht mudou de atitude”, completa Marcelo Lyra, responsável por Comunicação e Sustentabilidade da Odebrecht S.A..

De acordo com a nova arquitetura de marca, com o tempo, o nome Odebrecht passará a ser de uso exclusivo da Holding, representando melhor a diversidade de negócios e a autonomia das empresas do Grupo.

A consultoria responsável pela estratégia de arquitetura das marcas do Grupo é a Interbrand. As marcas com nomes independentes manterão um sistema de identificação visual sutil para garantir uma coerência mínima entre elas e que agregue valor à marca da Holding.

Governança e conformidade

A Odebrecht S.A e as empresas do grupo têm um novo modelo de governança, baseado nas melhores práticas mundiais, e também uma Política de Conformidade, com o compromisso de atuação ética, íntegra e transparente.  A Odebrecht conta hoje com 75 mil integrantes que estão atuando na reconstrução da reputação dos negócios.

A governança das empresas está sendo fortalecida com a exigência de todas terem, ao menos, 20% das vagas em seus conselhos de administração preenchidas por conselheiros independentes. Este percentual é o padrão de excelência em governança adotado pelo mercado para companhias de capital aberto. Embora hoje, no Grupo Odebrecht, apenas a Braskem seja cotada em bolsa, este percentual foi adotado para todas as suas empresas, mesmo as de capital fechado.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo
Info for bonus Review William Hill here.

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes