Logo
Imprimir esta página

Acrefi recebe com entusiasmo aprovação do Cadastro Positivo

Acrefi recebe com entusiasmo aprovação do Cadastro Positivo

Mais de 20 milhões de cidadãos e pequenos empresários devem ser incluídos no sistema, estima a entidade

O presidente da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), Hilgo Gonçalves, recebeu com entusiasmo a notícia da sanção do Cadastro Positivo, nesta semana, pelo presidente Jair Bolsonaro. “É um importante divisor de águas no mercado de crédito”, celebrou. 

Hilgo estima que nos próximos dois ou três anos - após a implantação do Cadastro Positivo - haverá um crescimento na relação Crédito x PIB, saindo dos atuais 47% para algo próximo de 70% a 80%. “A aprovação do Cadastro Positivo é um passo muito importante no aumento de competitividade no Sistema Financeiro Nacional (SFN), redução de taxas de juros, inclusão no mercado de crédito de cidadãos e pequenos empresários. Isso impacta na melhora da experiência no relacionamento entre clientes e instituições financeiras”, diz Hilgo.

O presidente da Acrefi espera ainda que ocorra uma redução da ordem de 40% no nível da inadimplência, um dos maiores pesos da composição da taxa de juros. “Outro fator importante é que, com mais informações, o agente financeiro poderá conceder crédito dentro de um prazo mais adequado, conforme a necessidade do cliente e o bem que ele está adquirindo”, ressalta Hilgo.
 

Segundo ele, essa medida definitivamente nos conduz para um novo cenário de crédito - com mais informações positivas das pessoas. “Essa democratização de informações fará com que tenhamos uma inclusão financeira maior no País: estimamos mais de 20 milhões de pessoas. Dessa forma, acreditamos que o crédito avançará com maior qualidade e crescerá de forma sustentável atingindo o seu verdadeiro propósito de contribuir com o crescimento do país”, enfatizou Hilgo.

O presidente da Acrefi destaca ainda que o crédito recursos livres para pessoa física cresceu 5,2% em 2017, 11,3% em 2018 e estima um crescimento nominal de 12% em 2019. 



Joomla SEO by MijoSEF
© Executivos Financeiros Todos os direitos reservados.