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Febraban informa novo horário de funcionamento dos bancos

Febraban informa novo horário de funcionamento dos bancos

As agências prestarão atendimento ao público no período das 10 horas às 14 horas, com limite no número de pessoas nas instalações e apenas para transações essenciais

 

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em comunicado divulgado hoje, terça-feira, dia 24, divulgou o novo horário de atendimento diário nas agências, que deverão funcionar por um período restrito, das 10h às 14h, em mais uma medida para conter o avanço da pandemia de Coronavírus entre a população.

Segundo informou a assessoria de imprensa da entidade, o prazo de implementação deste novo horário vai variar de uma instituição financeira para outra. A expectativa é de que boa parte delas comece a adotá-lo já a partir de amanhã.

O funcionamento se dará em regime contingenciado, ou seja, com limite no número de pessoas nas instalações e apenas para transações essenciais. Os idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiências serão atendidos em um horário separado, das 9 horas às 10 horas.

A entidade reiterou o pedido para que os usuários deem preferência ao uso de canais digitais, evitando deslocar-se até as agências. A seguir, a íntegra do comunicado:

“A Febraban e os bancos recomendam a seus clientes e usuários do setor bancário que atendam às orientações das autoridades sanitárias, evitem deslocar-se para as agências bancárias e deem preferência para usar produtos e serviços dos bancos pelos canais digitais destinados à população.

“Por meio do celular e Internet, os usuários podem fazer, com segurança, agendamento e pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, contratação de serviços e empréstimos, entre outros serviços. Nos aplicativos e Internet banking, os clientes poderão encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento.

“Ao evitar voluntariamente ir às agências bancárias, todos colaborarão para que os bancos possam dar prioridade ao atendimento aos grupos mais vulneráveis, protegendo todos, inclusive os bancários, com a redução do fluxo de pessoas necessário aos esforços contra a disseminação do vírus COVID-19.

“Em caso de urgência e necessidade, a rede de autoatendimento (ATMs), com seus 170 mil terminais espalhados em todo o país, também está à disposição da população para saques e depósitos. Para proteger os clientes, foi intensificada a higienização desses terminais, seguindo a orientação de aperfeiçoar e intensificar os protocolos de higienização das instalações bancárias.

Novos horários

“Com o objetivo de assegurar a prestação de um serviço essencial, preservando o compromisso do setor com a garantia de segurança no atendimento ao público, especialmente os segmentos mais vulneráveis da população, a Febraban informa que seus bancos associados manterão as agências bancárias abertas em horários diferenciados, nos próximos dias.

“Em regime contingenciado, ou seja, com limite de pessoas no interior das agências e apenas com transações essenciais, as agências realizarão atendimento ao público pelo período mínimo das 10 horas às 14 horas, enquanto for necessário para atender às necessidades de combate à disseminação do COVID-19, responsável pela atual pandemia.

“Para atendimento exclusivo para idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiências, o atendimento será das 9 horas às 10 horas.

“Os clientes serão informados dos novos horários por meio de comunicado na própria agência. A escolha das agências atende ao perfil desses públicos, que recebem suas aposentadorias e benefícios na rede bancária.

“Os novos horários foram definidos dentro das orientações estabelecidas pelo Banco Central, que possibilita às instituições financeiras alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas de forma pontual e por períodos limitados de tempo.

“Os clientes serão devidamente informados pelos canais de comunicação de cada banco.

“A FEBRABAN reitera a recomendação aos clientes para que evitem ir às agências. A entidade criou uma cartilha com informações úteis para o melhor uso dos canais digitais dos bancos. O material está disponível no link http://bit.ly/2xD2T4g .”

 

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