Menu

Inteligência artificial tem potencial inexplorado para transformar o mercado, diz KPMG

Pesquisa da consultoria nos EUA constata que a tecnologia de IA ainda não é enxergada como uma realidade em algumas indústrias, com exceção da financeira

 

A maioria dos especialistas da indústria de tecnologia (57%), transporte (69%), assistência médica (52%) e varejo (64%) consideram que a Inteligência Artificial (IA) é ainda mais euforia do que realidade no momento, com serviços financeiros (42%) sendo a exceção. Além disso, embora a confiança na preparação dos funcionários para a adoção da IA ​​seja mais elevada entre os líderes C-Level (79%), ela é muito menor entre os gerentes (38%).

Estas são algumas das conclusões da pesquisa "Vivendo em um mundo de IA" (Living in an AI world, em inglês), conduzida pela KPMG com 751 executivos norte-americanos atuantes em empresas de diferentes setores com conhecimentos relacionados à IA.

"A pesquisa nos ajuda a entender melhor aspectos problemáticos, riscos emergentes e desafios das empresas. A IA vem causando impactos relevantes no mercado. Na próxima década, espera-se que ela transforme ainda mais os negócios e proporcione benefícios tangíveis para empresas, funcionários e consumidores", afirma Frank Meylan, sócio-líder de AI, Cognitive & Customer Experience da KPMG no Brasil.

O estudo revelou ainda que a IA é uma promessa real, com oferta de ganhos substanciais para clientes e usuários finais, o que inclui benefícios futuros potencialmente transformacionais. Para atender às expectativas crescentes, no entanto, as empresas precisam ser mais agressivas no suporte à IA.

Setor de tecnologia lidera

Outra conclusão é que o setor de tecnologia está liderando esse processo, com mais da metade (63%) dos entrevistados relatando que a adoção da IA está entre moderada e totalmente funcional em suas organizações.

No setor de serviços financeiros, a ampla maioria (85%) confia na capacidade da IA em ​​ajudar a resolver desafios relevantes, como detectar fraudes. Para os próximos cinco anos, 64% dos especialistas deste segmento acreditam que os consumidores não dependerão mais dos bancos tradicionais para acessar dinheiro.

No varejo, 56% dos entrevistados avaliam que, nos próximos dois anos, a IA causará o maior impacto no conhecimento dos clientes e 80% dizem que a IA já está aliviando problemas de atendimento aos consumidores.

A pesquisa da KPMG está disponível na íntegra no link - http://advisory.kpmg.us/content/dam/advisory/en/pdfs/2020/living-in-ai-world.pdf

 

 

Leia mais ...

Automation Anywhere lança soluções de RPA para responder à pandemia

Com base na automação robótica de processos, empresa oferece ferramentas de trabalho remoto e continuidade dos negócios para o setor financeiro, público e de saúde, entre outros

 

A Automation Anywhere , desenvolvedora global de tecnologias de automação robótica de processos (RPA, na sigla em inglês), acaba de anunciar a oferta de soluções de automação inteligente para capacitar governos, organizações de saúde e empresas a implementar programas de trabalho remoto e continuidade de negócios no enfrentamento dos desafios causados pela pandemia de coronavírus.

"O novo normal forçou as organizações a se adaptarem de diferentes maneiras, a fim de que os colaboradores que trabalham remotamente permaneçam produtivos, permitindo que os negócios possam continuar", afirma Mihir Shukla, CEO e cofundador da Automation Anywhere. "Estamos orgulhosos em apoiar os esforços de quem está na linha de frente de serviços essenciais, tais como os governamentais e da saúde, bem como outros setores, ao mobilizarmos o poder da comunidade de RPA para lidar com a pandemia de Covid-19."

As novas soluções de RPA permitem que governos e órgãos sanitários deem suporte para manter as pessoas informadas, seguras e conectadas. Os recursos oferecidos são:

  • Automatização do processamento manual de notificações clínicas à Organização Mundial da Saúde (OMS) - Em colaboração com a Microsoft, o Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês) do Reino Unido está usando o IQ Bot da Automation Anywhere, movido a IA, para extrair informações críticas de pacientes e processar os casos de Covid-19 com rapidez e precisão para a OMS;
  • Direcionamento de cidadãos de Macau, na China, para informações vitais em um painel de serviços públicos - Com a parceria da empresa de tecnologia NetCraft, o Mapa Interativo em Tempo Real Antiepidemia de Macau foi construído como um painel ( dashboard ) habilitado com GPS que usa bots para coletar dados digitais relevantes e fornecer informações em tempo real, incluindo locais de infecção, tempos de espera em hospitais e disponibilidade de máscaras em cada lugar;
  • Ferramenta de avaliação de risco de empregados para gerenciamento do coronavírus na China continental: a Automation Anywhere juntou-se à agência de consultoria de TI Shenzhen Pactera Information Limited para determinar o risco de infecção de empregados quando eles voltam para casa após se deslocarem fora de suas regiões.

Além disso, as seguintes soluções de RPA permitem que empresas de uma variedade de setores preservem a continuidade e a produtividade de seus negócios, mantendo seus colaboradores conectados em equipes e sistemas:

  • Ajudando o Banco de Guayaquil a implementar períodos de carência para processamento de empréstimos e refinanciamentos - Quando os pagamentos não são reprogramados prontamente, os sistemas enviam relatórios de pagamento atrasados para as agências de monitoramento de crédito. Agora, há um bot para reduzir os impactos negativos no crédito ao consumidor;
  • Possibilitando que agentes de hotelaria colaborem e se comuniquem de qualquer lugar - Com o aumento de cancelamentos e altos volumes de chamadas em uma grande rede de hotéis, os bots agora estão ajudando funcionários remotos que trabalham com dados de acesso doméstico, para que possam ajudar os clientes a mudar suas reservas, reduzindo assim os tempos de espera e mantendo satisfação do cliente;
  • Mantendo empresas em funcionamento com a automação inteligente - Com o novo programa Business Continuity Automation (Automação da Continuidade do Negócio, em tradução livre), os clientes são convidados para uma sessão gratuita de uma hora de duração com a Equipe de Reação Rápida para identificar um caso de uso para a automação inteligente de continuidade do negócio e, para casos de uso selecionados, trabalhar com a equipe para criar um bot que solucione o problema da empresa;
  • Garantindo a continuidade do negócio com rastreamento de contato - Novos bots de software customizáveis, incluindo o Health Status Manager , dão às organizações a capacidade de manter as operações quando os empregados se ausentam por questões de saúde, com resultados anônimos agregados mostrados em um painel.
Leia mais ...

R3 lança novas versões de seus produtos com a tecnologia Blockchain

Novidades vão permitir, segundo a empresa, a implantação mais rápida e resiliente de nós, redes e aplicativos, além de trazer mais recursos de desempenho e segurança

 

A R3, empresa especializada no desenvolvimento de blockchain corporativo, acaba de anunciar a disponibilidade de novas versões de suas plataformas Corda e Corda Enterprise, ambas na versão 4.4, e da Corda Enterprise Network Manager, agora na 1.2. As novas variantes ampliam as funcionalidades dos produtos da R3, trazendo mais desempenho e segurança.

O diretor de soluções da R3 para a América Latina, Luiz Jeronymo, afirma que as novidades são as primeiras do novo cronograma de lançamentos trimestrais da companhia. "Os novos recursos vão permitir a implantação mais rápida e resiliente de nós, redes e aplicativos, além de aprimorar a experiência do operador de rede e trazer mais recursos de desempenho e segurança", afirma.

Sobre a versão 4.4 da plataforma Corda Enterprise, o executivo lembra que ela conta com a adição de novos modelos de HSM (Hardware Security Module) suportados, com as chaves criptográficas podendo ser armazenadas em HSMs Utimaco, Gemalto Luna e nCipher; os nós Corda podem agora solicitar itens já registrados no Blockchain em grupo, em vez de um de cada vez, aumentando ainda mais a velocidade de processamento de transações; possibilidade de ajustes finos das filas de mensagens (MQ), reduzindo a latência de transações; e ferramentas aprimoradas para verificar a conectividade entre nós e notários, incluindo a conectividade da infraestrutura de rede, a conectividade via RPC e fornecendo alertas de segurança aos operadores da rede. "Esta nova versão conta também com novos e aprimorados recursos para desenvolvedores, incluindo mecanismos para melhorar o desempenho de flows de longa duração, entre outros", ressalta.

Já a versão 1.2 do Corda Enterprise Network Manager chega com funcionalidades como implantação de rede de teste mais rápida, suporte para Autoridades de Certificação (CA) fornecido por terceiros e fluxos de trabalho de registro de nó mais simplificados e sofisticados. As imagens oficiais do Docker compatíveis com Kubernetes estão agora disponíveis. "Isso possibilita uma implantação simples e rápida de uma rede de testes pronta para uso", afirma Jeronymo.

O que é o Corda R3

A plataforma Corda foi construída seguindo os requisitos de segurança, privacidade e escalabilidade definidos pelas instituições financeiras que fizeram parte do consórcio original da R3.

Considerado como a Terceira Geração de plataformas Blockchain, ao contrário das tecnologias Blockchain tradicionais onde os dados são compartilhados para todos os participantes, o Corda foi concebido para que os dados das transações entre as partes sejam totalmente privados, ou seja, não distribuídos para os outros nós da rede.

"A privacidade e a segurança das informações, aliadas à interoperabilidade de aplicações em sua rede, tornaram o Corda uma escolha natural para instituições financeiras, seguradoras e infraestruturas de mercado financeiro como a CIP, para os casos de uso onde a confidencialidade das informações é crítica para a operação" explica Jeronymo.

Mais detalhes sobre as novas versões dos produtos R3 podem ser encontradas aqui .

Leia mais ...

Conectar estratégia de dados é foco da transformação digital

Para 78% dos gestores de marketing, a integração do uso de dados é uma peça chave para o sucesso da transformação, segundo pesquisa da iProspect

 

Os contornos da nova economia digital estão cada vez mais nítidos: em 2020, espera-se que mais de um bilhão de pessoas efetuem pagamentos móvel contactless. Até 2023, deve haver tantos assistentes de voz digitais em uso quanto pessoas vivendo no planeta. Para entender esse cenário de comunicação e apontar as principais tendências nos próximos anos, a iProspect, agência de marketing digital presente em 59 países, desenvolveu a 5ª edição do estudo internacional Future Focus.

A empresa entrevistou mais de 250 profissionais de marketing e líderes globais de um amplo espectro de marcas, incluindo as empresas FTSE 100 e Fortune 500, em 35 países, incluindo Brasil. O estudo também inclui entrevistas exclusivas com líderes globais de empresas como Sprint, SideWalk Labs, Microsoft e Buttercloth.

Os gestores de marketing estão divididos entre o que a indústria exige e o que sua própria experiência em transformação digital aponta: 78% identificam ter uma estratégia de dados conectados como o componente mais importante de uma transformação digital bem-sucedida, enquanto 69% acreditam que uma estratégia clara de transformação cultural é a faceta mais subestimada.

"Embora o uso intensivo de tecnologia seja o meio para a transformação digital, nunca deve ser o objetivo final. Antes de investir em tecnologia, as empresas devem ter clareza sobre seus objetivos de negócio e a partir disso entender como o digital contruibui para cada um deles", ressalta Marcelo Petercem, diretor geral da iProspect Brasil.

Em outra frente, enquanto 93% dos profissionais de marketing acreditam que o marketing inclusivo é importante, menos de um em cada dez avalia a inclusão como parte do desenvolvimento de produtos e campanhas. Prevê-se ainda a expansão de novos modelos comerciais (incluindo mais marcas aderindo à venda direta ao consumidor); um em cada quatro profissionais de marketing acredita que as assinaturas podem representar mais de 50% de sua receita em cinco anos e menos da metade declara que não planeja se envolver em recommerce (venda de produtos usados) nos próximos cinco anos.

"As marcas precisam desmassificar suas estratégias, propondo comunicações e experiências que abranjam as características de grupos e comunidades menores, conhecido como personalização em escala. Graças a dados e tecnologia, os profissionais de marketing já têm as ferramentas necessárias para este processo, embora na prática ainda identifiquemos alguns gaps", afirma o diretor geral da iProspect.

 

Leia mais ...

Huawei lança serviço inteligente de data center para acelerar a transformação digital

Oferta da múlti na área abrange consultoria e design, integração, operação e manutenção com uso de recursos de Inteligência Artificial

 

A Huawei lança globalmente o serviço inteligente de data center, cuja principal característica é acelerar a transformação digital nas empresas. O projeto permite a projeção, construção e operação dos data centers verdes e inteligentes de alta confiabilidade (Nível 4) em todo o mundo. Além disso, com a ajuda da Inteligência Artificial, o consumo de energia nos data centers pode ser reduzido em 8% a 15%.

De acordo com o vice-presidente de serviços corporativos da Huawei Enterprise Business Group, Hank Stokbroekx, as novas tecnologias estão liderando a transformação digital, destacando-se, neste contexto, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e 5G, ao serem amplamente utilizadas em setores como finanças, governos, manufatura e mídia.

Um data center muito grande deve ter cinco recursos, que são convergência de ativos, alta potência, eficiência, continuidade dos negócios, inovação tecnológica e inteligência. “A partir dessa tendência, aliada à expertise da Huawei no fornecimento de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação, o novo serviço oferece aos clientes consultoria e design, implementação de integração, operação e manutenção inteligente e suporte a operações”, afirma Stokbroekx.

Até 2019, a Huawei já trabalhou com mais de 500 especialistas e mais de 4.200 parceiros na área de data centers em todo o mundo, ajudando empresas globais a construir mais de mil centros, totalizando uma área de mais de 2,4 milhões de metros quadrados.

Benefícios do serviço inteligente de data center

o Consultoria e design - Os consultores da Huawei ajudam os gerentes de TI das empresas na revisão das suas estratégias de negócios, facilitando o desenvolvimento dos indicadores de performances e a decisão sobre os investimentos necessários para atender aos padrões do setor;

o Integração dos sistemas - Utilizando ferramentas automáticas como o I-Designer, plataforma de design de integração baseada em nuvem, as empresas podem fazer um teste inicial para a construção do data center. Como resultado, os recursos podem ser alocados na proporção ideal, o que facilita a integração dos sistemas e um potencial redução de 50% no período de construção;

o Operação e manutenção - A plataforma de O&M da Huawei permite monitoramento automático e previsão de possíveis falhas com uso da Inteligência Artificial, aumentando a eficiência do data center em 20%;

o Suporte à operação - Por meio do suporte, as empresas podem reduzir os custos de investimento e construção em 20%, além de aumentar a eficiência do compartilhamento de dados. Ele é desenvolvido para monitoramento, previsão, aviso, coordenação, tomada de decisão e comando dos data centers;

o Design Verde - O algoritmo de Inteligência Artificial para economia de energia ajuda a simular a construção do data center verde.

 

Leia mais ...

Embratel lança serviço de Inteligência Artificial

Nova oferta é voltada para companhias de segmentos e portes variados que lidam com grande volume de dados e de interações com o público

 

A Embratel anuncia o lançamento da sua solução de Inteligência Artificial (IA), um serviço que abrange diversas tecnologias capazes de aprender e desempenhar comportamentos que se assemelham à inteligência humana, para ajudar nos mais diversos desafios empresariais. A oferta é uma alternativa para companhias de segmentos e portes variados que lidam com grande volume de dados e de interações com o público.

“A Inteligência Artificial Embratel busca usar a alta capacidade de aprendizado e performance de máquinas para consumir dados e, com base neles, gerar insights aos negócios de nossos clientes”, explica Mário Rachid, diretor executivo de Soluções Digitais da Embratel. Ele ressalta que a oferta contribui com o desempenho operacional dos funcionários das empresas, pois atua em atividades antes obrigatoriamente desempenhadas por humanos.

Estimativas indicam que o número de organizações que implantaram Inteligência Artificial dentro de suas operações entre 2018 e 2019 cresceu de 4% para 14%. Considerando os inúmeros benefícios trazidos pela Inteligência Artificial e pelo Machine Learning, além das necessidades atuais do mercado por atendimentos mais rápidos e automatização, a tendência é que a adoção continue em evolução.

A implantação do serviço Inteligência Artificial Embratel ocorre em três etapas. Na primeira fase, uma equipe especializada da Embratel realiza uma análise para compreender quais as necessidades do cliente, buscando sugerir a melhor abordagem de Inteligência Artificial para o seu negócio. Identificado o cenário e definida a estratégia, o time mapeia todos os dados de que o cliente dispõe, como eles estão armazenados e a forma como essa base é aumentada a cada dia.

Em seguida, a solução de IA definida para o projeto é codificada pela equipe de desenvolvimento da Embratel. Após a codificação, um treinamento é feito expondo o sistema a uma quantidade elevada de informações para que demonstre seu comportamento inteligente. As respostas fornecidas pela máquina são, então, avaliadas por especialistas e, quando necessário, corrigidas. Dessa forma, o sistema consegue aprender os comportamentos a serem seguidos, de acordo com os resultados de cada interação.

Na terceira etapa, o sistema já em funcionamento é acompanhado pela equipe Embratel para que as decisões tomadas automaticamente sejam avaliadas. Neste momento, quando houver comportamento incorreto ou quando forem necessárias novas informações que complementem a base de conhecimento do sistema, o time poderá intervir para aprimorar a tecnologia. Ao longo do tempo, o sistema se torna cada vez mais capaz e inteligente, até chegar ao nível de atuação desejado pelo cliente.

Diversas possibilidades de aplicação

Graças às habilidades cognitivas da tecnologia, que permitem o aprendizado por meio da observação de escolhas e correlação de eventos para identificar a lógica por trás das decisões, o sistema pode ser empregado para necessidades diversas – como chatbots e aplicativos de rotas, exemplos bastante conhecidos. Inteligência Artificial também pode ser usada no monitoramento de atividades online para segmentação de público e na análise de tentativas de fraude em dados transacionais, ajudando a impedir a ação, entre outros fins.  A tecnologia auxilia na tomada de decisão mesmo quando não está programada explicitamente para isso, pois observa e aprende com as escolhas e eventos ocorridos no sistema.

“A Inteligência Artificial da Embratel reúne as melhores e mais eficazes práticas tecnológicas para colaborar com diversos segmentos de mercado, desde instituições financeiras até a indústria”, analisa Mário Rachid. Outros segmentos que podem ser atendidos pela oferta incluem seguradoras, varejo e saúde, por exemplo, ajudando a criar uma melhor experiência ao cliente final e a gerar novas receitas, com a identificação de oportunidades de criação de novos produtos e serviços.

 

Leia mais ...

Plataforma de IA da Stefanini está disponível para ajudar as organizações no combate ao coronavírus

A solução Sophie é atualizada diariamente com informações sobre a doença. Poderá ser usada, gratuitamente e por tempo indeterminado, em todas as regiões do mundo onde a múlti brasileira atua.

 

A Stefanini, multinacional brasileira desenvolvedora de soluções digitais, está tornando disponível, gratuitamente e por tempo indeterminado, em todas as regiões onde atua – Brasil, Latam, Estados Unidos/Ásia e Europa - sua plataforma de Inteligência Artificial Sophie para empresas, organizações e entidades públicas que queiram utilizá-la em seus websites e Intranets para tirar dúvidas de colaboradores e cidadãos sobre a pandemia de coronavírus.

“Não estabelecemos nenhuma limitação, nem de volume, nem de integrações. Queremos que a ferramenta seja útil à sociedade neste período em que a informação é primordial para salvar vidas. Temos certeza de que receberemos ótimas ideias para compartilhar”, afirma Guilherme Stefanini, diretor de Novos Negócios do Grupo Stefanini.

Entre as utilizações da ferramenta já mapeadas está o cadastro e acompanhamento de infectados com baixo grau de risco, o que diminui a pressão sobre o sistema de saúde, que é maior prioridade neste momento.

Ao longo dos últimos dias, a plataforma foi treinada com dados públicos sobre o coronavírus, o que permite à Sophie interagir e fornecer informações atualizadas sobre o COVID-19, sintomas e como se prevenir, além de assuntos que podem ser úteis ao usuário nesse momento de quarentena, como melhores práticas de home office, estatísticas em tempo real e atividade de lazer virtual. A mesma solução está sendo utilizada pelo RH da Stefanini para orientar os seus mais de 25 mil colaboradores no mundo.

“A tecnologia mostra seu valor quando é capaz de ajudar a sociedade. Há anos trabalhamos na construção de algoritmos de Inteligência Artificial para aprimorar a interação entre pessoas e sistemas. Acreditamos tanto nisso que, neste momento de ansiedade para todos, queremos que as organizações públicas e privadas do país tenham acesso à tecnologia para orientar suas equipes com dados atualizados diariamente”, afirma Alex Winetzki, diretor de P&D da Stefanini.

A plataforma Sophie foi projetada com um conjunto original de algoritmos de Inteligência Artificial, que substitui o atendimento humano baseado em scripts por automação, e faz isso de maneira cada vez mais sofisticada, com investimentos em processamento de voz, texto e autoaprendizado. Um dos principais diferenciais da solução é o uso de tecnologia própria, que torna mais rápida sua implementação. Para acessar, clique aqui.

Leia mais ...

SAS é apontado pela IDC como líder em soluções de Inteligência Artificial

Solução Viya foi reconhecida como importante plataforma para as empresas automatizarem processos e elevarem a produtividade dos funcionários

 

O SAS, provedor global de soluções de analytics, foi posicionado na categoria dos líderes no IDC MarketScape: Worldwide General-Purpose Artificial Intelligence Software Platforms 2019 Vendor Assessment da IDC, consultoria de inteligência de mercado nas indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Foi a primeira vez que a empresa de pesquisas avaliou os principais fornecedores em soluções de Inteligência Artificial (IA).

Os critérios usados incluem receita, participação de mercado, estratégia e habilidades específicas nesse segmento. O estudo avaliou um total de 10 fornecedores no mercado de plataformas de software de IA. A consultoria destacou ainda a relevância do uso da solução pelas empresas para aumentar a produtividade dos funcionários e para promover automação de processos.

Sobre a solução Viya, o IDC MarketScape aponta que a interface visual da plataforma do SAS torna mais fácil para os usuários não especializados em ciência de dados trabalharem, fazerem o gerenciamento e desenvolverem modelos de Inteligência Artificial e de Machine Learning.

Outros pontos destacados no estudo foram que 46% dos participantes que usam SAS Viya escolheram a plataforma pelo baixo custo, e que 61% desses usuários estavam implementando as aplicações de IA do SAS na nuvem.

"É sempre motivo de orgulho estar posicionado como líder em um relatório como esse, e o reconhecimento é prova de que o SAS domina os mercados tanto de Analytics quanto de Inteligência Artificial", afirma Cassio Pantaleoni, presidente do SAS Brasil.

Leia mais ...

CIP e R3 firmam parceria para a primeira rede blockchain do sistema financeiro no País

Iniciativa torna disponível a arquitetura Corda, permitindo o compartilhamento de informações entre as instituições parceiras, com proteção dos dados

 

A CIP - Câmara Interbancária de Pagamentos e a R3, empresa especializada no desenvolvimento de blockchain corporativo, firmaram parceria para a Rede Blockchain do Sistema Financeiro Nacional (RBSFN), que foi anunciada durante o CIAB Febraban de 2019.

A iniciativa, implementada pela CIP e pela Febraban, é a primeira rede de blockchain do setor no Brasil. Ela permite o compartilhamento de informações entre as instituições parceiras, com proteção dos dados.

Com a nova parceria, a rede passa a implantar também a arquitetura do Corda, criada pela R3, em 2017, e que já conta com mais de 300 entidades participantes de seu ecossistema, incluindo bancos, seguradoras, corporações, empresas de tecnologia e reguladores de todo o mundo.

"Com o Corda R3 ampliamos as opções para os participantes da RBSFN, fornecendo opções de plataformas adequadas a cada modelo de negócio e caso de uso. Futuramente forneceremos a interoperabilidade entre plataformas. Acreditamos que será uma parceria de sucesso e que agregará muito valor ao sistema financeiro", afirma Joaquim Kavakama, Superintendente Geral da CIP.

O Diretor Geral da R3 no Brasil, Keiji Sakai, acredita que a parceria representa uma grande oportunidade para que instituições financeiras que já utilizam o Corda possam implementar soluções em uma rede já consolidada com maior agilidade e segurança.

"Por sua arquitetura única, que garante privacidade em ambientes de ledger distribuído, acreditamos que o Corda se encaixa perfeitamente nos casos de uso em que a confidencialidade das informações é o principal requisito", afirma. "Para nós, é um grande privilégio contribuir com a experiência global que a R3 tem no mercado financeiro, junto aos projetos da CIP e Febraban”, completa.

Atendimento a requisitos da área financeira

A plataforma Corda foi construída seguindo os requisitos de segurança, privacidade e escalabilidade definidos pelas instituições financeiras que fizeram parte do consórcio original da R3.

Considerado como a Terceira Geração de plataformas Blockchain, ao contrário das tecnologias blockchain tradicionais onde os dados são compartilhados para todos os participantes, o Corda foi concebido para que os dados das transações entre as partes sejam totalmente privados, ou seja, não distribuídos para os outros nós da rede.

"A privacidade e segurança das informações, aliadas à interoperabilidade de aplicações em sua rede, tornaram o Corda uma escolha natural para instituições financeiras, seguradoras e infraestruturas de mercado financeiro como a CIP, para os casos de uso onde a confidencialidade das informações é crítica para a operação" explica Sakai.

Leia mais ...

Stefanini utiliza Inteligência Artificial para orientar colaboradores sobre a prevenção ao coronavírus

Plataforma Sophie é treinada para informar sobre os sintomas, como agir em caso de viagens agendadas e eventos programados

 

Enquanto autoridades e entidades médicas trabalham mundialmente para barrar a propagação do novo coronavírus, as empresas buscam formas de conciliar suas atividades com ações que estimulem a prevenção e a segurança de seus funcionários. Na Stefanini, multinacional brasileira desenvolvedora de soluções digitais, a sua plataforma de Inteligência Artificial Sophie está sendo utilizada para informar os colaboradores sobre o COVID-19, principais sintomas, como as pessoas devem se prevenir e como a companhia está atuando neste momento de cautela.

Na semana passada, a plataforma de inteligência cognitiva foi treinada pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Stefanini para responder via chat, pelo canal Stefanini Atende, as principais dúvidas sobre o tema no Brasil. “Estamos priorizando 100% a comunicação, transmitindo tranquilidade e confiança para superarmos este novo desafio”, afirma Marco Stefanini, CEO Global do Grupo Stefanini.

A multinacional conta com um plano de contingência global – a empresa está presente em 41 países -, que é adaptado de acordo com a situação enfrentada em cada região: Brasil, Latam, Estados Unidos, Ásia e EMEA. “Temos um Comitê de Gestão em cada região, encarregado de seguir os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de definir planos de contingência em conjunto com os clientes para minimizar os impactos nas operações”, explica Rodrigo Pádua, VP Global de Gente e Cultura da Stefanini.

O trabalho remoto é recomendado para aqueles que tenham algum sintoma aparente ou que pertençam a grupos de maior preocupação, como gestantes, pessoas com mais de 60 anos ou que tenham baixa imunidade. “Como o cenário está mudando rapidamente, avaliaremos a situação dia a dia para tomarmos medidas que priorizem a saúde dos nossos funcionários e de seus familiares”, comenta Pádua.

Atualmente, as viagens internacionais para Europa, Ásia e EUA estão canceladas. Para América Latina e Brasil, as viagens foram restringidas, mantendo a orientação de priorizar as reuniões virtuais. A estimativa é de que 70% a 80% de todas as reuniões da companhia deixem de ser presenciais nas próximas semanas.

Sophie no RH

Projetada com um conjunto original e premiado de algoritmos de Inteligência Artificial, a plataforma substitui o atendimento humano baseada em scripts por automação, e faz isso de maneira cada vez mais sofisticada, com investimentos ambiciosos em processamento de voz e autoaprendizado. O objetivo é permitir velocidade e eficiência cada vez maiores na implantação e gestão da plataforma.

Desde o segundo semestre do ano passado, a tecnologia está sendo utilizada no RH da Stefanini para substituir a tradicional abertura de chamadas pela interação por meio de chatbot e, consequentemente, melhorar a experiência dos colaboradores.

Experiência híbrida de atendimento digital, a Sophie atende em média 1.625 chamadas por mês no Brasil, o que corresponde a 35% do total, sendo 65% solucionados pela plataforma de IA.

Um dos principais diferenciais da solução é o uso de tecnologia própria. “Nós controlamos o núcleo, o ‘cérebro’ da Sophie, o que torna a ferramenta mais rápida de treinar e mais de simples de manter”, completa o diretor de P&D da Stefanini, Alex Winetzki.

 

Leia mais ...
Assinar este feed RSS

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes