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Relatório da everis e NTT Data: 6% das Insurtech concentram 67% de todo investimento desde 2010

Documento analisa tendências, desafios e oportunidades no setor de seguros, proporcionando aos investidores mais informações sobre as startups com maior impacto no setor

 

A everis, consultoria multinacional de negócios e TI, em colaboração com a NTT Data, publicou seu relatório Insurtech Global Outlook 2020, que analisa as principais tendências do ecossistema Insurtech e o impacto que as tecnologias avançadas e os novos modelos de negócios tiveram no segmento ao longo de 2019.

Desde 2010, conforme o documento, os investimentos em Insurtechs têm crescido exponencialmente em todos os mercados, especialmente naqueles que tiveram uma capacidade de crescimento sustentado ao longo da década. Assim, os investimentos estão concentrados em 6% das empresas que possuem um modelo estabelecido, as quais conseguiram monopolizar 67% do total investido, de forma cumulativa. Isto faz com que seja ainda mais importante conhecer as startups setoriais com potencial de sucesso, para que os investidores possam entrar cedo em rodadas com valores mais acessíveis, impulsionando o crescimento do setor.

Por outro lado, o estudo indica que, em 2019, houve um investimento de US$ 6,3 bilhões na aquisição de Insurtechs, o que representou um aumento de 58% sobre o valor investido entre 2017 e 2019.  Este montante global foi, no entanto, distribuído entre apenas 25 empresas (de um total de 238), que receberam 72% do crédito disponível.

A tendência, portanto, mostra que está crescendo o número de investidores interessados em participar do ecossistema de startup de seguros com modelos de negócios mais consolidados e maduros. Isso porque suas soluções tecnológicas proporcionam novas fontes de renda, aumentam sua eficiência operacional e os ajudam a conhecer melhor seus clientes para gerar fidelização.

Segundo Carlos Ordoñez, Diretor Global de Seguros Digitais da everis, as grandes seguradoras não veem mais as Insurtechs como uma ameaça: “Agora as enxergam como um complemento que as ajudará aproveitar novas oportunidades e enfrentar seus desafios com maiores garantias de sucesso". Além disso, ele observa que "a compreensão adequada dos novos ecossistemas torna-se um fator fundamental".

Adaptação às demandas tecnológicas

“As Insurtechs  têm sabido capitalizar seu modelo de negócios, adaptar-se às demandas tecnológicas e captar os interesses dos investidores. Na América do Sul, por exemplo, 27 startups conseguiram obter U$ 131 milhões em financiamento, mostrando assim que a transformação atravessa toda a indústria", comenta Alejandro Morán Marco, Head de Insurance da everis Américas.

Nesta mesma linha, no ano de 2019, verificou-se um salto importante no financiamento de Insurtechs européias e asiáticas e no amadurecimento dos ecossistemas destas regiões. Os EUA continuam concentrando o maior investimento e gerando players vencedores.

Em termos de tecnologia, a maior parte dos investimentos foi concentrada em startups que desenvolvem soluções de Cloud, Mobile & Applications, AI e IoT, opções consideradas como as de maior geração de valor. Assim, 54,5% do total disponível foi investido em empresas de Big Data e Análise, 31,8% em startups de IA e 6,8%, em novos participantes de Nuvem e Robótica.

Para ler a íntegra do relatório, clique aqui.

 

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Sompo anuncia cobertura de casos de COVID-19 nos seguros de vida

Apólices contratadas a partir de 7 de abril de 2020 passam a contar com carência de 90 dias

A Sompo Seguros dará plena cobertura no caso de Morte, Funeral e Diárias de Internação Hospitalar relacionados a casos de COVID-19 para apólices vigentes de Seguro de Vida Individual ou Coletivo, Prestamista, bem como a cobertura de Vida incluída no Seguro de Condomínio.

 Apólices contratadas a partir de 07 de abril de 2020 passam a contar com carência de 90 (noventa) dias para cobertura de sinistros relacionados ao COVID-19.

 A Sompo Seguros reitera sua política de transparência e respeito ao consumidor e às normas determinadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão que regulamenta o segmento no Brasil. Da mesma forma, a companhia ressalta seu compromisso em contribuir com o papel social do Seguro de Vida de garantir tranquilidade e proteção financeira aos beneficiários.

  Para mais informações, acesse a página Orientações sobre os processos Sompo por meio do link: bit.ly/SompoOP

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Sompo Seguros investe em campanha de abrangência nacional

Criada pela agência REF+, ação usa humor para listar os atributos da marca e apresentar conceito de pertencimento da companhia de origem japonesa

 

A Sompo Seguros S.A, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo, acaba de estrear uma nova campanha publicitária em TV e mídias sociais. A iniciativa faz parte da estratégia de investimento em comunicação para fortalecer o reconhecimento da marca (brand awareness) e reforça o posicionamento da companhia como a seguradora faixa-preta. “A Sompo Seguros já vem no terceiro ano consecutivo com a evolução no processo de comunicação com o consumidor para ressaltar seus atributos de marca e valores como companhia, além de contar com a credibilidade, confiança e excelência na qualidade dos serviços prestados pela companhia para ter o suporte no momento que for necessário acionar o seguro”, destaca André Gouw, gerente de Marketing da Sompo Seguros.

Sob o mote “Conhece a Sompo Seguros?”, o filme no ar em TV aberta e fechada, em abrangência nacional, a partir de hoje, recorre a um jantar em família para ressaltar os atributos da marca e o conceito de pertencimento. No filme, um personagem carismático que, para começar a interagir e ser aceito pela família da namorada, pergunta ao sogro se ele conhece a Sompo Seguros, e, então, começa a dar dicas valiosas sobre os benefícios da seguradora japonesa, que tem mais de 130 anos de tradição e que já tem a aprovação dos seus clientes no Brasil.

A campanha

A exemplo da campanha do ano passado, a Black Door Filmes foi novamente a responsável pela produção do filme. Nesta primeira fase da campanha, o filme recorre ao seguro Residencial para destacar os atributos da companhia. Está prevista uma segunda fase, com uma nova versão do filme em que o seguro Automóvel vai conduzir o argumento da peça a ser veiculada. Desenvolvida pela REF+, a estratégia de mídia que engloba filmes de 30” e de 15”, com veiculação em canais de TV aberta e fechada, e uma série de ações no digital, com Google, Facebook, Instagram e YouTube. Os conteúdos nas redes sociais serão reforçados com o personagem principal da campanha dando dicas sobre como escolher a seguradora certa.

 De acordo com Renato Pereira, sócio e CCO (Chief Creative Officer) da REF+, a campanha combina dois elementos importantes da comunicação, que são os valores e o carisma da marca. “Para essa comunicação, buscamos reforçar os atributos da companhia e brincar com essa questão de ter alguém novo na família, como é essa recepção. Isso traduz o desejo da Sompo, que é o de ser uma marca que faz parte da vida das pessoas e que as ajude no dia a dia”, afirma.

 “Nossa campanha ressalta a confiança, que é um atributo muito relevante para o consumidor no momento da contratação do seguro. Essa mesma confiança, consolidada em segmentos corporativos que já reconhecem a Sompo Seguros como líder, a exemplo do segmento de Transporte, agora é intensificada na comunicação com o segurado por meio dessa nova iniciativa”, considera Fernando Grossi, diretor executivo da Sompo Seguros. “Os investimentos em comunicação nos anos recentes tiveram papel fundamental para dar suporte às estratégias de negócios da companhia. A presença da marca na mídia, aliado a uma estratégia de negócios focada em investimento em produtos inovadores e forte atuação comercial de nossa equipe junto aos mais de 26 mil corretores de seguros parceiros por todo o Brasil, foi crucial para fazer com que alcançássemos nossos objetivos de expansão da operação e aumento do market share em mercados estratégicos para diferentes ramos de produto”, conclui.

 

 

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