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Sankhya cresce 50% em vendas por cinco anos consecutivos

Iniciativas como disciplina na aplicação de metodologias e conceitos e o investimento constante em inovação sustentam crescimento acelerado da companhia

Pelo quinto ano consecutivo, a Sankhya, desenvolvedora brasileira de sistemas de gestão ERP, registra um crescimento de 50% em vendas. O número, considerado muito acima da média, já que o mercado de TI, segundo a FGV, tem crescido cerca de 8% ao ano, é resultado de uma estratégia de diferenciação assertiva que a empresa passou a colocar em prática em 2015, com iniciativas em marketing, inovação e aplicação de conceitos e metodologias.

 Entre as principais ações do período está a implantação de conceitos, já consolidados mundialmente, para tornar a marca ainda mais atrativa, amada e desejada. “Passamos a amadurecer o nosso propósito perante colaboradores e mercado, que é transformar a sociedade por meio da gestão, ao ajudar nossos clientes no seu desenvolvimento, levando assim mais progresso às comunidades onde atuam, elevando os índices de geração de empregos, com o objetivo final de melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas envolvidas”, diz Breno Riether, diretor nacional de vendas e marketing da Sankhya.

 O executivo cita também a criação de uma campanha chamada “Conheça sua Empresa”. “A ideia era fazer com que os clientes conhecessem nos mínimos detalhes a sua empresa, e como poderíamos ajudá-los nisso, tornando-os mais eficientes ao disponibilizarmos números sobre o negócio na palma da mão, para tomada de decisão”, afirma.

 Para Riether, a disciplina com que tudo isso foi executado, ajudou a transformar a Sankhya. “Nosso lema interno é casa de ferreiro espeto de ferro, ou seja, se queremos ajudar nossos clientes a melhorarem sua gestão, temos que primeiramente praticar o que falamos, por isso reestruturamos nossas metodologias comerciais e de gestão estratégica e aperfeiçoamos nossa eficiência operacional”.

 Em 2019, apostando alto na inovação das suas soluções, a Sankhya lançou o Sankhya Om, uma plataforma inteligente que conduz as empresas a aplicarem as melhores práticas de gestão de maneira disruptiva com base no EIP (Enterprise Intelligence Platform), que tem como objetivo ir além do ERP, trazendo uma tecnologia que aprende com o usuário, guiando os gestores para a melhor decisão.

 O Sankhya Om traz ainda a aplicação de Inteligência Artificial por meio da assistente virtual exclusiva da Sankhya, a BIA, que analisa e entrega dados em tempo real aos tomadores de decisão, e o Sankhya Place, um ambiente colaborativo que reúne em um só lugar todas as informações, aplicativos, pacotes e conteúdos disponíveis da plataforma para download, de forma rápida e simples.

 Todas essas iniciativas contribuíram para consolidar a Sankhya como uma das maiores e mais diferenciadas empresas brasileiras de soluções de gestão do país. “Conseguimos passar a mensagem que somos muito mais do que uma fornecedora de um ERP inovador, disruptivo e 100% web, mas sim uma parceira que entrega tudo o que as organizações precisam para se tornarem mais produtivas e lucrativas, em uma plataforma única de gestão”, explica Breno.

 De acordo com Felipe Calixto, CEO da Sankhya, o maior desafio tem sido manter o ritmo de crescimento garantindo o DNA da companhia. “Queremos ser high tech sem abandonar o high touch, ou seja, nossa meta é oferecer tecnologias de ponta e modelos inovadores, sem abandonar o carinho, a atenção e o acompanhando contínuo da evolução do negócio dos nossos clientes que é, sem dúvida, um dos nossos principais diferenciais competitivos”.

 

 

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GFT lança área de Garantia de Qualidade

Iniciativa tem como objetivo aprimorar a entrega de soluções e serviços e realizar testes em projetos de desenvolvimento para clientes e parceiros

 

A GFT, provedora global de tecnologias para transformação digital e realização de projetos ágeis, anuncia o lançamento da unidade de negócio QAE (Quality Assurance Engineering, Engenharia de Garantia da Qualidade, em português) e a sua nova liderança. A área compreende um grupo de profissionais, analistas, arquitetos de testes, especialistas e gestores na área da GFT Brasil, que tem como objetivo aumentar a qualidade por meio da aplicação de soluções e testes nos projetos de desenvolvimento para clientes e parceiros estratégicos.

O responsável da área, que se transforma em uma nova unidade de negócios, é Leandro Leis, profissional com mais de 13 anos na área de testes e qualidade na GFT. "Como unidade de negócio, a QAE vai oferecer melhores entregas aos clientes, por meio do aprimoramento de produtos durante fase do desenvolvimento de soluções customizadas, além de garantir mais agilidade, produtividade e qualidade. Retrata o potencial da GFT em continuar investindo em soluções que oferecem experiências mais inovação tanto no mercado local quanto no internacional", afirma o executivo.

Outras atividades que fazem parte da área são as de suporte às estratégias das equipes comerciais, diretorias de negócios, times de projetos e de inovação. Atualmente, a unidade de negócios já conta com um time de 120 profissionais com ampla experiência e habilidades diversificadas no assunto. Eles já atuam diretamente em operações locais e internacionais e têm colaborado para estabelecer parcerias de longo prazo.

O desenvolvimento da área de QAE é resultado de estudos e estratégias criados ao longo de anos na consolidação de um framework/ acelerador de automação de testes da GFT, combinado também a especialização e expertise dos times de especialistas. A solução, que é aplicada em projetos do setor financeiro mercado nacional e internacional, é um diferencial para alavancar a eficiência dos testes, adequando as entregas às necessidades de cada contexto e cliente.

"Este acelerador está usando uma abordagem baseada em ativos com ferramentas de automação de testes de código aberto, com customização e alta capacidade de integração. Isso acelera os processos de garantia de qualidade do cliente, otimiza a execução e os resultados dos testes", disse Leis.

Retornos esperados pela empresa

Para Marco Santos, presidente da GFT na América Latina, o lançamento de QAE como área de negócios trará grandes ganhos para a estrutura da companhia. "Essa divisão irá potencializar aspectos de atendimento, com o foco nas operações atuais dos clientes, inovação para melhoria e o desenvolvimento contínuo de aceleradores e frameworks - automação e soluções que integram e complementam as ofertas da GFT com foco na garantia de qualidade", explica o executivo.

A expectativa da companhia é de que a unidade de negócios cresça mais de 30% este ano, chegando a mais de 160 profissionais. Hoje, por exemplo, há mais de 20 posições em aberto. Entre os requisitos, estão conhecimento dos processos de qualidade de software, automação de testes, métodos ágeis, testes de API e de negócios no mercado financeiro.

Os novos profissionais chegarão para reforçar equipes já formadas e também para o desenvolvimento de novos projetos. Os CVs deverão ser enviados para o time de Talent Aquisition, o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o título "Carreira QA". Mais infos sobre as oportunidades podem ser encontradas no site da companhia.

 

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São Leopoldo Mandic aumenta produtividade com RM da TOTVS

CRM Services, consultoria da TOVS, foi responsável pela im´plantação de todo ERP da provedora, incluindo plataforma fluig e integração com Power BI da Microsoft

 Depois de um período conturbado, com tentativas de implantação malsucedidas do ERP TOTVS RM, a São Leopoldo Mandic, instituição de ensino com mais de 25 anos de existência, referenciada em todo país por seus cursos de odontologia e medicina, viu na CRM Services, maior consultoria TOTVS do Brasil, a parceira que traria melhores resultados na implementação do RM, fluig e Power BI da Microsoft.

De acordo com Susana Moreira Passos, diretora executiva Financeira da Mandic, a escolha pela consultoria, para implantação e desenvolvimento dos softwares de gestão na faculdade, foi vital.

 “Nosso cenário tecnológico era muito complexo, contávamos com vários sistemas diferentes, cada um atuando em uma determinada área da faculdade, e, unificar as informações para fornecer dados para a direção, era algo muito difícil. A CRM Services chegou em um momento complicado, conseguiu resolver e hoje temos um ganho de produtividade muito alto”, completa.

 Vivian Roberta Ferrari, gerente de Tecnologia da São Leopoldo Mandic destaca que a atuação da consultoria no primeiro projeto abriu margem para implantação de outras soluções TOTVS.

 “A CRM Services entrou no meio do projeto, após tentativas de implantação dos sistemas com outras empresas. Eles abraçaram nossa causa e o primeiro grande trabalho da consultoria foi a migração de dados dos sistemas antigos para o TOTVS RM. A atuação da CRM nos deu segurança para iniciarmos outros projetos, como a implantação do fluig e integração e implementação do Power BI”, destaca Vivian.

 Sobre a aquisição do TOTVS RM para a gestão da faculdade, Susana diz que a ideia era agregar performance, produtividade e agilidade nos processos da instituição e isso só foi possível após a contratação da consultoria. 

 “A CRM Services trouxe uma grande vantagem operacional para nós. Inicialmente demos prioridade para a parte acadêmica, depois expandimos o projeto para outras áreas: financeiro, RH, contabilidade, além da implementação do fluig para solicitação de compras”, diz Vivian. 

 “Nos ajudaram a desenhar todo processo trazendo as melhores práticas e experiências do que eles vivenciaram em outros clientes, com isso fomos otimizando as operações e hoje toda aprovação financeira é automatizada, não pagamos nenhum documento que não esteja relacionado ao fluxo, e que não passe pelo fluig”, completa.

 Susana lembra que, antes os gestores faziam os processos em papeis, e acabavam perdendo a rastreabilidade, “com o fluig isso não acontece, hoje o gestor consegue ver todo o processo de compras, desde a solicitação até a aprovação, algo que antigamente levava mais de duas semanas para aprovação, hoje nosso fluxo leva de dois a quatro dias”.

 Sobre a implantação e uso do Power BI, integrado ao TOTVS RM, a gerente de tecnologia destaca que antes era necessário esperar todo o processo de alguma operação, para  então analisar o resultado, “agora conseguimos analisar enquanto o processo está acontecendo, porque hoje temos todos os indicadores de RH, Financeiro, Marketing, Comercial e Processo Seletivo, dentro do Power BI, e tudo desenvolvido pela CRM”, comenta.

 O crescimento e capilaridade da São Leopoldo Mandic - presente em 8 estados e 10 municípios brasileiros, torna o uso da tecnologia na gestão ainda mais essencial. 

 “Para nós é muito importante ser referência em tecnologia voltada para educação. O alinhamento das equipes, através de treinamentos realizados pela consultoria, que esteve presente em todas as nossas unidades no Brasil, foi essencial para potencializar o uso da ferramenta. Toda a parte de sistemas, informações e dados, hoje extraídas das soluções, são fundamentais para agilidade na nossa tomada de decisão”, conclui Susana. 

 Alan Lopes, CEO da CRM Services, comenta que empresas como a São Leopoldo Mandic, mais do que nunca, precisam integrar e automatizar seus processos para se manter na liderança no mercado, e ter toda a gestão e informações em tempo real, é um diferencial relevante para tomada de decisões, que de fato geram resultados.

 “Nosso objetivo é sempre oferecer aos nossos clientes uma nova experiência com o uso das soluções TOTVS. Com a tecnologia em seu pleno funcionamento, a Mandic conta com uma gestão consolidada, capaz de ajudar na qualidade dos serviços e aumento de produtividade”, afirma.

 Além da implementação do TOTVS RM e plataforma fluig, a empresa também foi responsável pela implantação e integração do ERP com o Power BI da Microsoft, acrescentando agilidade e performance nas operações da faculdade.

 “Criamos sinergia entre as tecnologias para potencializá-las e, com isso, atender às mais importantes necessidades estratégicas, controle e gestão da operação da instituição. A Mandic é um exemplo de crescimento pautado em tecnologia, e nos orgulha muito ser parte importante dessa trajetória”, ressalta Lorival Guerreiro, diretor de Projetos da CRM Services.

 Para Susana, a CRM Services deixou de ser um fornecedor, “são nossos parceiros, sempre fomos muito bem atendidos, não somente por consultores, mas por toda a direção da consultoria. Com a consultoria, ficou fácil passar por barreiras que não estávamos conseguindo transpor. Sinceramente, hoje, se não tivéssemos essa parceria com a CRM Services, estaríamos em uma fase bem complicada de implantação, que sozinhos, não conseguiríamos”, finaliza.           

 Desde 2007 a São Leopoldo Mandic é primeira colocada entre todas as faculdades brasileiras da área de saúde no Índice Geral de Cursos – IGC do Ministério da Educação – MEC e figura entre as 10 primeiras Instituições de Ensino Superior – IES em um universo de mais de duas mil instituições avaliadas no País neste mesmo ranking.

 

 

 

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