Menu

Vivo lança plataforma com serviços em nuvem, visando construir ambiente multicloud híbrido

Operadora cria um marketplace para seu portfólio digital e um hub abrangendo soluções da Microsoft, Huawei Cloud e AWS

 

A Vivo Empresas - segmento corporativo da Telefônica Brasil - anuncia o lançamento de sua plataforma digital, uma espécie de marketplace que hospedará os principais provedores em serviços de nuvem do mercado, e outros serviços digitais da empresa.

Neste primeiro momento, a nova plataforma abriga os serviços, produtos e soluções Microsoft – com destaque para o Cloud Azure e todas as opções de licenciamento, como Office 365, Dynamics e Windows 10 –, além de todo o portfólio Huawei Cloud e Amazon Web Services (AWS).

Nos próximos meses, outros provedores de nuvem serão adicionados à plataforma, como o Google Cloud, completando sua migração para um ambiente multicloud híbrido, com as melhores tecnologias em nuvem do mercado em uma única plataforma.
Para adquirir estes serviços, é possível efetuar a compra em uma experiência digital de ponta a ponta e com a possibilidade de pagamento com cartão de crédito. Com a plataforma, o cliente passa a ter acesso a relatórios de consumo online, com análises sobre custo versus hora, armazenamento, tráfego de saída de rede, dashboards de monitoramento para melhor gestão de recursos, relatórios personalizados e outros benefícios.

"Com a Vivo Plataforma Digital esperamos proporcionar uma experiência 100% online aos nossos clientes, possibilitando contratação facilitada do nosso portfólio digital e entregando também toda uma camada de gerenciamento destes serviços. Tudo isso feito de maneira simples, fácil e intuitiva", explica Debora Bortolasi, diretora de Marketing, Produtos e Inovação Digital B2B.

De acordo com ela, as empresas têm percebido cada vez mais vantagens na utilização dos serviços de nuvem, como a redução de custos, retorno de investimentos e maior disponibilidade das aplicações. "Com este modelo se tornando indispensável, é natural que as companhias busquem uma maior gama de provedores, e é isso que entregamos, além de uma camada de gestão e orquestração destas clouds", complementa Debora.

 

Leia mais ...

Capgemini é líder no Quadrante Mágico do Gartner para serviços de infraestrutura de nuvem pública

Categoria abrange provedores de serviços que fornecem recursos de computação, armazenamento e rede de maneira automatizada, com suporte ao autoatendimento


A Capgemini anuncia que foi posicionada como líder global no Quadrante Mágico para Serviços Profissionais Gerenciados de Infraestrutura de Nuvem Pública do Gartner em 2020, pela sua integridade na visão e capacidade de execução de projetos. O Gartner avaliou um total de 20 provedores de serviços para uma ampla gama de serviços de infraestrutura na nuvem.

"Como nossos clientes precisam cada vez mais aproveitar a velocidade e o valor comercial que a nuvem pública tem a oferecer, continuamos a focar em nossa estratégia ‘Cloud First’, aumentando os investimentos na capacitação de nosso pessoal, bem como na criação de serviços e aceleradores de valor agregado, para permitir que nossos clientes estejam na vanguarda da adoção da nuvem”, declara Jean-Philippe Bol, executivo responsável por Cloud Computing na Capgemini e membro do Conselho Executivo do Grupo.

Este Quadrante Mágico é focado em provedores de serviços que fornecem recursos de computação, armazenamento e rede de maneira altamente automatizada, com suporte ao autoatendimento. Na comparação com o ano passado, a Capgemini melhorou sua posição no eixo "Totalidade da visão" e no eixo "Capacidade de executar".

Clique aqui para acessar uma cópia gratuita do relatório completo do Gartner.

 

Leia mais ...

Reclame Aqui migra para nuvem em 24 horas com apoio da Okser e Sky.One

Em decorrência da pandemia, a evolução para o modelo cloud foi necessária para que o setor de finanças da empresa conseguisse realizar o trabalho 100% remoto

A pandemia originada pela irrupção do vírus COVID-19 gerou diversas consequências e exigiu medidas imediatas por parte das empresas, como a adoção do regime home office. Pensando na segurança de seus colaboradores, o Reclame Aqui, maior site de reclamações do Brasil, acaba de realizar a migração de todo o sistema financeiro para a nuvem, conseguindo assim que 100% de sua equipe trabalhe remotamente. Em tempo recorde, a companhia conseguiu o feito de totalizar a migração em apenas 24 horas, por meio da solução em nuvem SAP Business One (SAP B1) da Okser em parceria com a Sky.One.

De acordo com o CFO do Reclame Aqui, Luiz Chaves, apesar da empresa ter berço tecnológico, departamentos como o de finanças, por exemplo, contavam com estrutura física para viabilizar a aprovação de pagamentos. “Nós contávamos com uma estrutura SAP, mas ainda não havíamos evoluído para o cloud. Em 24 horas, realizamos a introdução do ambiente SAP B1 para nuvem junto com a Okser e a Sky.One, e assim, toda a equipe passou a atuar 100% home office”, afirma. Anteriormente, com o software de gestão empresarial ERP SAP B1, do Reclame Aqui, o acesso remoto não era permitido devido a questões como segurança e sensibilidade de dados. O processo envolveu mover a base de dados do software para os servidores na nuvem, que são gerenciados pela Sky.One.

Segundo o CEO da Sky.One, Ricardo Brandão, migrar para a nuvem está longe de ser um processo longo ou complicado, como muitas companhias pensam. “Hoje em dia, em poucas horas, é possível obter um ambiente dedicado ou compartilhado completo e disponível para carregar e utilizar o SAP Business One, em qualquer lugar e qualquer hora, por meio da nossa plataforma Auto.Sky. Em momentos de pandemia, migrar para o cloud nunca foi tão importante para manter a equipe segura e a economia girando”, esclarece.

Tempo Recorde de migração para o cloud 

Chaves afirma que foi surpreendido pela velocidade em que a migração ocorreu. “Por conta da pandemia, definimos que 95% dos colaboradores deveriam trabalhar home office. Mas tínhamos o desejo de que o restante da equipe, da área financeira, também adotasse o quanto antes o trabalho remoto. Ficamos surpresos com a rapidez de todo o processo. Era uma necessidade não só pela empresa, especialmente pela iminência do risco de contaminação, mas também de contribuir para a sociedade”, afirma.

Já o CEO da Okser, Marco Vonzodas, ressalta que as empresas de tecnologia precisam neste momento encontrar alternativas criativas de manter a economia girando. “São em momentos como este que muitos negócios se reinventam. É importante que as empresas sejam criativas e encontrem maneiras diferentes de prover o seu serviço ou manter o fluxo do produto chegando na mão dos clientes. O Reclame Aqui fez exatamente isto. Migrando para a nuvem, a companhia manteve sua economia girando e ainda garantiu a segurança de seus colaboradores, que agora trabalham 100% de suas casas”, esclarece.

Vonzodas diz que o mais interessante em todo o processo foi acompanhar a rapidez e a efetividade da migração em um único dia. “Migrar para a nuvem é algo que nós já fazemos. O diferencial foi constatar que é possível fazer um movimento desses num curto espaço de tempo. Neste momento, é importante fomentar a criação de projetos de curto prazo que visem a preservação do caixa”, aponta. Logo depois da migração, a Sky.One e Okser ministraram um treinamento para alinhar todas as expectativas relacionadas ao trabalho inseridas no contexto da nuvem.

Benefícios da nuvem

A Sky.One possui em seu portfólio uma estrutura especial para rodar o software SAP B1 na nuvem. Desta forma, o serviço adotado pelo Reclame Aqui foi o Auto.Sky B1 juntamente com o Guru.Sky, por conta do acréscimo de base de dados de produção. Os principais benefícios da solução incluem disponibilidade – na qual toda a infraestrutura de hardware pode ser configurada em minutos –, e acesso online, que garante que as informações sejam inseridas de maneira rápida, segura e criptografada.

O Auto.Sky Business One, implementado no Reclame Aqui, é uma tecnologia desenvolvida especialmente para SAP e parceiros de implantação que buscam por uma infraestrutura completa em nuvem. “A plataforma é de extrema importância para as empresas no momento, já que permite conexão via web. Desta forma, os colaboradores podem ter acesso à plataforma na segurança de suas casas”, afirma Brandão.

Além disso, a plataforma conta com acesso mobile via aplicativo SAP Business One, backups automáticos referentes à aplicação e aos bancos de dados - realizados todos os dias, armazenamento em um serviço na nuvem, gerenciamento de banco de dados - HANA e SQL e suporte Add Ons, onde qualquer add-on que esteja certificado pela SAP, fica compatível com os ambientes dedicados. A ferramenta garante ainda alta performance, custo total de hospedagem baixo, licenciamento interno para Microsoft SQL e Windows, além de permitir efetuar pagamentos por usuários com acesso ao sistema, tendo a opção de aumentar a estrutura da empresa conforme a demanda. 

 

Leia mais ...
Assinar este feed RSS

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes