Menu

Empresa usa inteligência artificial para montar carteiras de ações que superam o Ibovespa

Com as informações de fechamento do pregão diário, após o "aftermarket", são selecionadas ações de companhias que alcançaram as maiores altas, as maiores baixas e que foram mais negociadas no mercado à vista

A carteira SABE Invest obteve rentabilidade que superou o Ibovespa em 607 pontos em outubro deste ano. O ganho de 722% no longo prazo (dezembro de 2014 a outubro de 2019), marcado por juros baixos e volatilidade do índice de ações, foi obtido por meio do uso do algoritmo SABE Score ©, baseado em análise fundamentalista.

Por meio do SABE Intelligence, um relatório para apoio à tomada de decisões de investimentos, baseado em Inteligência Artificial, a empresa monta uma carteira de ações com empresas que apresentaram desempenho destacado. A estratégia tem se mostrado acertada. Nos últimos 12 meses, a taxa de acertos da carteira SABE Invest foi de 77%, o que equivale a dizer que de cada 10 companhias selecionadas pelo algoritmo, mais de 7 superaram o índice no longo prazo. Os algoritmos da SABE mapeiam as ações de acordo com seus scores, elaborados com base na análise fundamentalista de diversos indicadores de desempenho e dados financeiros dos balanços dos últimos cinco anos. O Big Data da empresa conta com mais de 120 mil demonstrativos financeiros de todas as companhias listadas na B3.

"Com as informações de fechamento do pregão diário, após o "aftermarket", selecionamos as ações de companhias que alcançaram as maiores altas, as maiores baixas e que foram mais negociadas no mercado à vista. Seguindo uma ótica fundamentalista, calculamos, para cada companhia selecionada, com suporte de Inteligência Artificial, vários indicadores com informações diárias de mercado", explica o CEO da SABE Invest, Luiz Guilherme Dias. Os cálculos dos indicadores são compostos com as informações dos balanços dos últimos 5 anos mais o último período trimestral corrente, extraídas do Big Data SABE.

A SABE faz o acompanhamento constante das ações e organiza rankings diários e mensal com as "campeãs" e as "lanternas" da bolsa, enviando relatório informativo todos os dias para seus clientes, investidores pessoas físicas, gestores de assets, fundos e bancos de investimentos. Também oferece relatórios setoriais e serviços focados em estratégias de investimento específicas, como small caps e empresas sustentáveis.

"Aliando a tecnologia desenvolvida à experiência, sensibilidade e visão de especialistas em mercado de capitais, constantemente, a SABE Invest elabora relatórios de perfis distintos, com o objetivo de iluminar as rotas, sinalizar perigos e obstáculos, para indicar rumos mais seguros e rentáveis aos clientes", afirma Dias. "Nosso objetivo é apoiar instituições do mercado, desde os gestores profissionais até os investidores individuais, de diferentes níveis de formação e experiência, a constituir e expandir patrimônio no longo prazo, por meio do investimento em ações de empresas de desempenho destacado", complementa.

Este ano, o número de investidores pessoa física no mercado de renda variável quase dobrou. Até outubro, a B3 contabilizava mais de 1,53 milhão de CPFs cadastrados. Em 2018, os investidores pessoa física eram cerca de 813 mil. Para Dias, isso aponta uma tendência de popularização da bolsa, o que demandará a difusão de conhecimento de qualidade em torno do mercado de capitais brasileiro. "O atual cenário macroeconômico, com taxa de juros no menor patamar histórico, e poupança com rendimento real quase nulo, tem levado o investidor pessoa física a buscar oportunidades mais rentáveis, recorrendo a instrumentos financeiros diversificados", explica.

É neste segmento, carente de informações de qualidade e de fácil compreensão, que a SABE Invest tem focado sua estratégia de crescimento, mirando a educação financeira do investidor. "Nosso foco ampliou-se nos últimos anos para as instituições de ensino superior, buscando auxiliar professores e alunos, em especial na área de pós-graduação, no aprendizado e no apoio às pesquisas acadêmicas e estudos de caso, facilitados pelo acesso aos dados reais de empresas brasileiras disponíveis no Banco de Dados SABE", ressalta Dias.

Leia mais ...

Seal mostra na Futurecom soluções de IA e realidade aumentada

Visitantes do evento poderão conhecer e experimentar todas as soluções no estande da Integradora

A Seal Telecom - multinacional brasileira de engenharia de projetos que agrega tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de projetos eficientes e economicamente competitivos - apresentará soluções inéditas com diversos parceiros durante a Futurecom 2019. O evento ocorre de 29 a 31 de outubro, no São Paulo Expo Imigrantes (SP).

“O grande diferencial que apresentaremos neste ano é a possibilidade de mapear a invasão de drones em locais indevidos por meio de nossos sistemas de segurança. Com a popularização desse equipamento, os ambientes aéreos tornaram-se muito mais vulneráveis, afinal, um drone pode causar acidentes aéreos, incêndios, carregar materiais perigosos, transportar drogas, espionar áreas e até colocar vidas em risco. Por meio de um sistema da parceira Techshield é possível fazer a detecção, rastreamento e neutralização do drone, gerando alertas e informações que podem ser utilizadas por sistemas de gestão de segurança para mobilizar os recursos de segurança com os procedimentos pré-definidos para prevenir as atividades criminosas”, destaca Cristiano Felicíssimo, diretor de Pré-Vendas da Seal Telecom. 

A solução permite integração com outros sistemas de segurança fornecidos e integrados pela Seal Telecom, tais como radiocomunicação, vídeo analítico, controle de acesso, gestão de incidentes, entre outros, que ampliam ainda mais os recursos e benefícios do sistema, inclusive permitindo a localização do piloto do drone invasor. 

Ainda no setor de segurança, a multinacional segue investindo em tecnologias que garantem produtividade, com baixo custo de implementação. Ao lado de sua parceria Avigilon, a Seal Telecom apresenta uma solução de segurança integrada de videomonitoramento, com um sofisticado mecanismo de busca que utiliza inteligência artificial de aprendizagem profunda. “A ferramenta agiliza a localização de uma pessoa ou veículo específico ao vasculhar horas de gravação com muito mais rapidez e agilidade”, explica Felicíssimo.

Realidade aumentada

A Seal Telecom também apresentará, ao lado da fabricante Schneider Electric, especialista global em gerenciamento e automação de energia, o Vijeo 360, um inovador software de realidade aumentada para dispositivos móveis que usa a câmera do dispositivo para reconhecer e sobrepor dados e objetos virtuais em tempo real.

Com essa solução é possível analisar o conteúdo de um quadro de luz sem a necessidade abri-lo, por exemplo. Além disso, com o sistema de realidade aumentada, é possível fazer a leitura de temperatura, níveis de pressão ou do status de qualquer maquinário.

“O Vijeo 360 é extremamente flexível, permitindo o acesso a informações direto no tablet ou celular otimizando custos nas áreas de design e engenharia, além de reduzir o tempo e o perigo nas operações de manutenção”, avalia o executivo.

O estande da Seal Telecom ainda terá a participação de parceiros como a Crestron, com sistemas de controle e automação para salas de reunião; Starleaf, que apresenta sistemas de videoconferência na nuvem de alta definição para salas de reunião, desktops e dispositivos móveis; Shure, fabricante de microfones para aplicações ao vivo e em estúdio; e Edge-Core, com soluções para conectividade de rede. 



 

Leia mais ...
Assinar este feed RSS

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes