Menu

IA evita fraudes bilionárias para emissores de cartões Visa

IA evita fraudes bilionárias para emissores de cartões Visa

Ferramenta baseada na tecnologia monitora em tempo real as autorizações de transações na rede VisaNet

A tecnologia de Inteligência Artificial ajudou os emissores de cartão com a bandeira Visa a evitar perda de US$ 25 bilhões com fraudes.

A mitigação do risco foi possível com o uso da solução Visa Andvanced Authorization (VAA), uma ferramenta que monitora e avalia, em tempo real, as autorizações das transações que passam pela rede VisaNet.

Os emissores puderam identificar e responder prontamente aos padrões e tendências de fraude emergentes.

No ano passado, a Visa processou mais de 127 bilhões de transações entre estabelecimentos comerciais e instituições financeiras na VisaNet, utilizando IA para analisar 100% das transações, para que as instituições financeiras pudessem aprovar compras legítimas, identificar e barrar transações fraudulentas rapidamente.

Um dos maiores desafios da indústria de pagamento é identificar as transações legítimas dos seus portadores de cartão, sem adicionar atrito ao processo, comenta Jack Forestell, diretor de produtos da Visa.

Segundo ele, a Visa foi a primeira rede de pagamento a utilizar IA baseada em redes neurais, em 1993, para analisar o risco das transações em tempo real, o que teve impacto imediato na fraude.

“Ao equilibrarmos expertise humana e inovação tecnológica, vamos evoluindo nossas capacidades à medida que novos desenvolvimentos em IA expandem os limites do que é possível”, diz. 

Segundo os emissores, o atrito no processo de pagamento pode levar ao abandono de um cartão de pagamento.

Um estudo da Javelin revelou que transações incorretamente recusadas levaram mais da metade dos pesquisados (51%) a usar um cartão de pagamento secundário para efetivar a compra no mesmo estabelecimento comercial, o que pode fazer com que um cartão concorrente se torne a primeira opção do consumidor.

Entretanto, a eliminação do atrito não pode prejudicar a identificação e a prevenção da fraude. Na pesquisa da National Retail Federation e da Forrester, 55% dos varejistas pesquisados disseram que a fraude é seu maior desafio na área de pagamento. 

A ferramenta Visa Advanced Authorization é uma camada de prevenção de fraude que ajuda a reduzir o risco e as fraudes. Mais de 8.000 emissores, de 129 países, usam a VAA.

A Visa foi pioneira no uso de redes neurais desenvolvidas com base no cérebro humano para alimentar a plataforma de IA da empresa e identificar possíveis fraudes. Isso gera insights mais rápidos e profundos, por meio de correlações antes desconhecidas.

Disponibilizada por meio da ferramenta Visa Advanced Authorization, a tecnologia oferece os seguintes benefícios a varejistas e instituições financeiras:

- Uso de modelos de aprendizado automático para analisar cada transação em tempo real em busca de indicativos de fraude.

- Pontuação de risco, compartilhada pela Visa com a instituição financeira do portador da conta, por meio da qual a instituição decide se aprova ou recusa a transação ou se a sinaliza para um acompanhamento com o portador.

- Habilidade de identificar transações legítimas, inclusive as realizadas por um comprador novo ou pouco frequente, reduzindo a probabilidade de recusas desnecessárias.

- Autorização em tempo real, usando análises preditivas integradas e globais para identificar e prevenir fraudes.

Por meio de uma estratégia de múltiplas camadas, investindo em inteligência humana e tecnologias como IA, a Visa tem conseguido manter os índices mundiais de fraude em níveis historicamente baixos – menos de 0,1%.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes