Menu

Konker apresenta plataforma aberta de IoT em nuvem

Konker apresenta plataforma aberta de IoT em nuvem

Empresa leva para a Futurecom solução modular para todos os tipos de aplicação nas verticais indústria, varejo, logística, insurance, hospitalar, urbana ou de governo

A Konker, especializada em projetar tecnologias abertas de Internet das Coisas (IoT), está expondo na Futurecom 2017 a sua plataforma que permite criar, de forma rápida e modular, soluções de IoT para todos os tipos de aplicação industrial, varejo, logística, insurance, hospitalar, urbana ou de governo.

Além de apresentar sua tecnologia, a Konker leva para a Futurecom alguns exemplos pioneiros de aplicação comercial da IoT que prometem ganhar escala no Brasil. Entre eles, está o sistema inteligente para freezers comerciais (ou “shelves refrigeradas”), uma solução desenvolvida em parceria com a operadora Oi e que permitirá às redes de varejo o gerenciamento remoto desses equipamentos em um número ilimitado de pontos de vendas.

Inclui-se aí o controle de abastecimento de produtos perecíveis nas shelves, o desempenho de vendas de cada produto e a previsão de demandas futuras com base na análise preditiva.

A Konker também desenvolveu outras soluções como o SmarttAC, um produto IoT, pronta para instalação, que conecta os dispositivos de ar condicionado de um escritório a uma aplicação de celular para garantir condições ideais de temperatura, em diferentes ambientes e em diferentes horários, com o menor dispêndio energético e economias de até 30%.     

Componentes pré-moldados para IoT

Através do ambiente em nuvem Konker Platform, a Konker oferece uma superestrutura inteligente, no modelo de entrega PaaS (Plataforma como Serviço), na qual o integrador ou desenvolvedor de soluções IoT encontra ferramentas intuitivas e componentes de pré-moldados de software para a montagem de protótipos de aplicação com o mais rápido “time to market”.

Tais componentes, baseados em software aberto, são criados, compartilhados e integrados por comunidades de desenvolvimento de todo o mundo e de todos os ramos de negócios.

Após projetar suas aplicações com componentes e ferramentas em nuvem, o usuário do ambiente Konker pode testá-las e executá-las sem maiores investimentos em infraestrutura de software ou de processamento, contando apenas com a alocação de capacidade computacional elástica.  

“Com isto, a plataforma Konker torna extremamente simples a conexão IoT, ajudando a disseminar uma tendência cuja força, medida pelo Gartner, é dada pelo salto estatístico de 8,7 bilhões de ‘coisas’ conectadas em 2017 para 20,4 bilhões em 2020”, comenta Rafael Ferraz, Head of Product Marketing da Konker.

Juntamente com as facilidades de prototipagem e execução, a plataforma Konker traz um grande número de recursos de inteligência analítica, aprendizado de máquina e ferramentas de gestão de dados de negócios para funções de inventário, logística, marketing, planejamento e monitoramento de negócios.

De acordo com Alexandre Junqueira, CEO da Konker, a combinação do modelo PaaS com adoção da filosofia de software agnóstico vem atraindo parceiros tecnológicos de todas as áreas envolvidas no ecossistema IoT, como provedores de chips para a conexões de coisas, integradores de software e operadoras de telecom e infraestrutura em nuvem.

“Nossa proposta é a de estar no centro de iniciativas de IoT interessadas na conexão e na gestão inteligente de dados envolvendo a adição em nuvem de todas as categorias de máquinas, pessoas, veículos, instrumentos, sinalizadores, sistemas de vigilância, equipamentos de varejo ou de utilidades domésticas”, assinala o executivo. 

Segundo ele, a adoção da Internet das Coisas vem superando as expectativas e já sai do universo da especulação para uma rápida expansão real no mundo dos negócios. “Nesses tempos de crise e contenção de budget, é grande o número de empresas que busca na nossa plataforma a soluções de melhor ‘time to profit’ e custo otimizado na criação de aplicações para atividades como a manutenção remota de máquinas, ganho de eficiência energética, redução de desvios de produção ou no varejo e otimização logística”, completa Junqueira.

A Konker assiste também a um crescente movimento de adoção da IoT em nichos como cidades digitais, gestão de frotas conectadas, Internet Industrial das Coisas e controle de processos de produção em agribusiness.  

Serviço

Durante a Futurecom, a plataforma Konker e algumas de suas soluções de IoT podem ser vistas no estande da Oi, e no Espaço Inovação “IoT Experience Labs”, em que a Konker se apresenta junto com as parceiras, FIBO, Advantech, Intel e Sierra Labs.  

A Konker participa do Painel IoT, debatendo a realidade e a evolução da Internet das Coisas com executivos da Telit, WND/SigFox e Forescout.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo
Info for bonus Review William Hill here.

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes