Menu

Aplicativos fiscalizam trânsitos em municípios cearenses

Aplicativos fiscalizam trânsitos em municípios cearenses

As soluções foram desenvolvidos pela Majitec com base na plataforma de IA da GeneXus

A transformação digital chega aos Órgãos Executivos de Trânsito (OET), que respondem pela municipalização do trânsito e são ligados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), por meio da Majitec.

Integradora de soluções de tecnologia da informação, a empresa adotou a plataforma de Inteligência Artificial da GeneXus para desenvolver aplicativos móveis voltados à fiscalização municipal do trânsito.

As soluções da Majitec foram homologadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e já estão em uso nas prefeituras de Russas, Pacajus e São Gonçalo do Amarante, no Estado do Ceará.

Os aplicativos atendem aos processos de fiscalização, operação, engenharia e educação de trânsito por meio de duas interfaces: Via Agente, direcionada aos agentes de trânsito, e Via Público, com foco nos munícipes.

O Via Agente proporciona aos agentes fiscalizadores de trânsito uma atuação em campo mais assertiva, ágil, produtiva e alinhada à nova economia digital.

A transformação digital do processo de fiscalização do trânsito elimina o uso do papel pelos agentes e, consequentemente, o retrabalho e a falta de consistência das informações, destaca Ricardo Recchim country manager da GeneXus Brasil. 

Entre os recursos de uso dos agentes, com auxílio de tecnologias OCR e vocalização, estão as autuações com e sem veículo, consultas de veículo (Renavam) e de Habilitação (Renach), recolhimento de veículo, documentos e materiais, Boletim de Ocorrência de acidente de trânsito, Termo de Constatação de Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora, entre outros.

As contravenções podem ser embasadas por fotos, vídeos e checklists, além de serem impressas em tempo real, utilizando uma impressora térmica. Os comunicados e recibos de multas são enviados via SMS ou por e-mail a partir da consulta dos dados do infrator no banco de dados da prefeitura.

Já o Via Público oferece recursos como o credenciamento de idosos e pessoas com deficiência, consulta de dados do veículo ou da habilitação, abertura do recurso de defesa de multas, solicitação de indicação do condutor, segunda via de infração de trânsito, entre outros recursos.

O Via Agente e o Via Público operam integrados ao software de gestão desenvolvido pela Majitec para atender aos OET, que acompanham o processamento das infrações de trânsito, o julgamento eletrônico das defesas de multas, a digitalização de documentos, entre outros processos.

A Majitec também desenvolveu um sistema de Business Intelligence para os tomadores de decisão. A ferramenta pode ser acessada tanto por dispositivo móvel, quanto via desktop, e apresenta, por meio de indicadores e dados analíticos, o monitoramento do trabalho dos agentes de trânsito, bem como o mapeamento geográfico das autuações.

“A solução de BI fecha o ciclo de atendimento de ponta a ponta ao OET, fornecendo uma visão competitiva e de alto valor agregado aos processos públicos de trânsito”, pontua o Marco Castro, CEO da Majitec.

Segundo ele, o monitoramento via drones também é um dos serviços disponíveis para os gestores que necessitam de informações em tempo real sobre os eventos do trânsito e do tráfego em vias públicas.

 

 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes