Menu

Grupo Darcy Pacheco agiliza seus negócios com solução de mobilidade da VMware

Grupo Darcy Pacheco agiliza seus negócios com solução de mobilidade da VMware

Com obras em locais com pouca infraestrutura e afastados, a empresa criou escritórios itinerantes, com tecnologia robusta e acesso a sistemas e aplicações da matriz

O Grupo Darcy Pacheco, formado por três empresas: Darcy Pacheco, DPS Wind e Pacheco Logística, precisava de uma solução que desse agilidade e mobilidade para seus técnicos implementarem a infraestrutura necessária aos projetos em diversos locais do Brasil com o menor tempo possível. A empresa encontrou na VMware a parceira ideal para este desafio e em 20 dias os funcionários já tinham à sua disposição um escritório itinerante, instalado em carretas, com a mesma tecnologia e conforto da matriz.

A sede da empresa fica em Porto Alegre, mas as obras acontecem em diversas regiões do País e muitos destes locais não possuem estrutura física adequada. No Nordeste, por exemplo, vários dos canteiros ficam em cidades com pouca oferta de serviços básicos e em ambientes hostis, no meio da areia e com temperaturas que chegam a 40 graus.

Antes da parceria, a empresa alugava contêineres ou uma casa para montar um escritório, mas ainda assim tinha dificuldades estruturais. Para simplificar esse processo bastante oneroso, decidiram criar uma filial móvel que comportasse 12 computadores, sem contar o sistema de refrigeração que deveria ser potente por conta do calor. Outro desafio enfrentado era a distância entre as obras e a matriz, por isso, precisavam de uma tecnologia robusta que possibilitasse não só a mobilidade dos escritórios, como também o acesso aos sistemas e aplicações do grupo pelos profissionais de campo.

Com o apoio da Gruppen, canal especializado em VMware na região, a Darcy Pacheco analisou os diversos cenários em busca de soluções que conseguissem suprir a sua necessidade de mobilidade. Decidiram então implementar o Horizon, solução de virtualização de desktops e aplicações, e o vSphere, que auxilia acelerando a transformação digital para a nuvem híbrida. Assim, resolveram o desafio de negócio e permitiram que os profissionais acessassem as informações armazenadas na matriz de qualquer lugar e com agilidade, aumentando a produtividade da companhia.

"As tecnologias adotadas garantem uma alta disponibilidade das aplicações que podem ser acessadas de qualquer lugar, entregando aos profissionais a mesma experiência da matriz em um escritório remoto, independentemente de onde eles estiverem, garantindo a segurança das informações", explica Rodrigo Rocha, gerente de Serviços Continuados da Gruppen.

O principal benefício da solução foi velocidade para iniciar novas obras. Como o escritório está instalado em carretas, ao fechar novos contratos, basta que os caminhões se dirijam ao novo canteiro. "Antes precisávamos alugar contêineres ou casas nas cidades e, além de ser um gasto muito grande, tínhamos que nos preocupar em criar tudo do zero, montando a rede e parte elétrica. Com a solução da VMware conseguimos criar um escritório itinerante, levando nossa matriz virtualmente para todos os lugares e sem precisar nos preocupar com o que encontraríamos no local", explica Eduardo Donadom, diretor técnico do Grupo Darcy Pacheco.

A solução também tornou as operações mais sustentáveis. Foi possível reduzir o consumo de eletricidade na empresa, diminuir o uso de ar condicionado e de resíduos. Além disso, conseguiram melhorar a experiência entregue ao usuário, que vai desde o presidente até o pessoal no canteiro de obras, uma vez que a solução possibilita que eles trabalhem e acessem as informações de qualquer lugar, garantindo assim flexibilidade, aumento de produtividade, sem perder a segurança.

Outro benefício é a segurança, pois com uma gestão centralizada dos equipamentos, é possível ter maior controle deles e do acesso às informações. Como o armazenamento está na nuvem e o acesso é rápido e prático, não há necessidade de armazenar nada nos computadores. "Devido à gestão centralizada, conseguimos entregar a informação ao usuário com base em regras de segurança de cargos, por exemplo, o que é muito importante, ainda mais com a nova lei de LGPD", afirma Charles Pin, coordenador de TI do Grupo Darcy Pacheco.

A VMware trouxe a mobilidade que tanto precisavam. Agora, o grupo planeja estender a utilização das ferramentas para outras áreas de forma a suportar 100% da empresa. A nova sede, por exemplo, que deve ser inaugurada ainda em 2019 em Nova Ponta Rica (RS), vai ser toda baseada na tecnologia da companhia. Além disso, irão testar o uso do software de planejamento gráfico na solução, para que os funcionários possam acessá-lo de qualquer lugar sem que seja necessário instalá-lo em máquinas.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes