Menu

Universidade Corporativa do BB completa 15 anos

Universidade Corporativa do BB completa 15 anos

Instituição planeja investir R$ 121,7 milhões em 2017

A Universidade Corporativa do BB (UniBB) comemora 15 anos nesta semana e contabiliza grandes números, realizações e reconhecimentos nacionais e internacionais. Nos últimos 5 anos, foram mais de meio bilhão de reais investidos na formação dos funcionários. Somente em 2016, foram quase R$ 100 milhões de investimento, que proporcionaram 7.039.770 horas de capacitação, em mais de 690 soluções educacionais e 2.219.548 de cursos concluídos, além de 4.878 bolsas de estudo para cursos de graduação, pós-graduação e idiomas. Para este ano, está previsto investimento de até R$ 121,7 milhões.

"A Universidade Corporativa do Banco do Brasil tem como missão auxiliar os funcionários a descobrir e desenvolver talentos, crescer profissionalmente e contribuir para o bom desenvolvimento dos negócios. Temos o papel de desenvolver a excelência humana e profissional, por meio da criação de valor em soluções educacionais, contribuindo para a melhoria do desempenho organizacional e o fortalecimento da imagem do Banco do Brasil", enfatiza José Caetano Minchillo, diretor de gestão de pessoas do BB.

Os cursos presenciais são oferecidos em 18 unidades regionais de gestão de pessoas (Gepes), que contam com uma estrutura física de com 111 salas de aula, 18 auditórios e 35 laboratórios de informática espalhadas pelo país. Os treinamentos são ministrados por 1.682 Educadores Corporativos.

O Portal da Universidade Corporativa Banco do Brasil recebe uma média de 20.000 acessos diários. Cada funcionário realiza por ano, em média, 20 cursos on-line que contabilizam mais 73h por pessoa. A UniBB conta, ainda, com um acervo de mais de 330 mil volumes e 178 mil títulos disponíveis para empréstimos ou consulta da comunidade nas Bibliotecas BB, localizadas em Brasília, no Edifício Brasília 50 e no Rio de Janeiro, no CCBB.

"O BB entende que as novas formas de organização do trabalho pedem a invenção de práticas e políticas educativas sintonizadas com as culturas da diversidade e da acessibilidade e que sejam indissociáveis de uma vida organizacional promotora do trabalho como ato social democrático”, nota Kátia Rodrigues Bastos, gerente executiva da UniBB.

Nessa perspectiva, uma inovação implantada recentemente é a utilização de óculos 360 graus de realidade virtual para realização de treinamentos. “Já conhecida e utilizada no mundo do entretenimento, a realidade virtual ainda é uma novidade em outros campos, em especial o da metodologia educacional", explica Kátia. O treinamento desenvolvido permite recriar a sensação de realidade no participante, aproximando-o de situações de seu contexto real de trabalho no dia a dia das agências, a exemplo do atendimento a clientes.

Primeiros cursos e programas

A área de educação do Banco do Brasil existe, institucionalmente, há mais de 50 anos. Em 1965, com a criação do Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoal, o banco sistematizou os primeiros cursos e programas educacionais, inovando a educação da empresa ao promover a democratização da sala de aula com ensino socializado e enfoque construtivista.

A Universidade Corporativa foi inaugurada em 11 de julho de 2002, dando continuidade e estruturando as ações historicamente desenvolvidas e ampliando o escopo das ações educacionais, como um recurso estratégico para o efetivo posicionamento do Banco do Brasil na indústria financeira.

Em 2013, um novo ambiente virtual de aprendizagem foi lançado para agregar diversos benefícios, como: o acesso a qualquer tempo no local de conveniência do funcionário, variedade de modelos de entrega do conteúdo (animações, jogos educacionais, infográficos, e-Books, ambiente colaborativo de aprendizagem e comunidades de melhores práticas, trilhas de aprendizagem por cargo e temas estratégicos etc.) e formas de acesso (estação de trabalho, computador pessoal, tablets e smartphones). Assim, o Portal UniBB permitiu adequação dos modelos educacionais à distância para as novas gerações e o uso de ambientes colaborativos e redes sociais para a disseminação do conhecimento organizacional. O lançamento e consolidação do novo Portal UniBB permitiu, ainda, diminuir, significativamente, a necessidade de trânsito o que promoveu, também, a redução da emissão de poluentes e do consumo de papel e de outros recursos originários dos processos tradicionais de educação. Essa ação ajudou o alcance de metas de sustentabilidade do BB, favorecendo a permanência da Empresa no Dow Jones Sustainability Indexes da Bolsa de Nova York e colocou a UniBB como benchmarking mundial para esse índice.

Hoje, o Portal UniBB, conforme a instituição, contabiliza quase 9 milhões de cursos concluídos com um índice de satisfação superior à marca de 90%.

 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo
Info for bonus Review William Hill here.

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes