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CMOs incrementam negócios das corporações, diz estudo

CMOs incrementam negócios das corporações, diz estudo

Esses profissionais estão ajudando a atender rapidamente as diferentes necessidades dos clientes

Uma pesquisa realizada pela Accenture revela a importância dos chamados diretores de marketing inovadores (CMOs) para os negócios das empresas.

Esses profissionais ajudaram a gerar retorno 11% mais altos aos acionistas do que seus pares, revela o estudo Way Beyond Marketing - The Rise of The Hyper-Relevant CMO.

O levantamento foi feito entre março e maio do ano passado com 935 diretores de marketing e 564 CEOs na Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Singapura e Reino Unido.

A empresa com participantes oriundos de empresas com faturamento anual mínimo de US$ 500 milhões chama a atenção porque se refere a um grupo reduzido de diretores de marketing, considerados os 17% mais relevantes, que estão impulsionando transformações nos mais altos níveis de suas organizações, ajudando-as a atender rapidamente as diferentes necessidades de seus clientes, que estão em constante mudança.

O segredo para gerar mais ganhos é a reformulação das empresas, possibilitando uma maior integração e colaboração para a entrega de experiências de clientes superiores.

“Esses líderes de marketing estão encontrando soluções criativas para reinventar a experiência de seus clientes, e isso é o que os diferencia de seus concorrentes”, explica John Zealley, líder da prática de customer insight & growth da Accenture.

Segundo ele, esses profissionais estão desafiando o status quo das estruturas organizacionais tradicionais, tomando as rédeas da inovação e do crescimento disruptivo, além de acessarem novos valores por meio de colaborações C-Suite, ou seja, em alto escalão.

Por meio dessas ações, as empresas conseguem se tornar o que se chama de “empresas vivas”', capazes de antecipar constantemente e responder às mudanças nas necessidades dos clientes com rapidez e entregar um valor comercial significativo.

Ao todo, 31% dos CEOs entrevistados esperam que os CMOs impulsionem o crescimento de suas empresas usando dados e insights de clientes para criar novos produtos, serviços e experiências.

O estudo mostra também que CMOs inovadores (os 17% mais relevantes) buscam ativamente por parcerias C-Suite a fim de criar culturas organizacionais totalmente focadas no cliente.

Com probabilidade muito maior do que seus pares do setor de investir tempo para impulsionar o crescimento disruptivo, esses CMOs também se consideram “inovadores” e usam tecnologias emergentes para prever o comportamento de seus consumidores e identificar novos fluxos de receita.

Para Glen Hartman, chefe da Accenture Interactive para América do Norte, enquanto a revolução digital se esforçou para aproximar as empresas de seus clientes, muitos executivos tiveram dificuldades para capitalizar em cima dessa oportunidade de crescimento.

“Para realmente se tornarem um ‘negócio vivo’, capaz de antecipar e responder às diferentes necessidades dos consumidores, as companhias precisam projetar experiências impregnadas de empatia pelos clientes e permitir agilidade multifuncional com foco em ajuda-los na busca por seus objetivos”, afirma.

Em um cenário onde os consumidores compram cada vez mais marcas com um propósito claro alinhado aos seus valores e crenças pessoais, os CMOs líderes compreendem a importância de ser altamente relevante na vida de seus clientes.

Entre os CMOs, 76% acreditam que os consumidores de hoje têm expectativas maiores em relação ao propósito de uma marca. Os CEOs concordam, com 70% afirmando que as empresas que defendem um propósito maior alcançam níveis superiores de sucesso comercial.

Como o papel dos profissionais de marketing ainda passa por uma mudança profunda, a grande maioria (90%) dos CEOs e CMOs concorda que a função mudará muito ao longo dos próximos três anos. O estudo destaca que os CMOs líderes estão sempre à frente e pensam de forma totalmente diferente sobre o tipo de papéis e habilidades que suas equipes precisam para ter sucesso no futuro – com designers de experiência imersiva, contadores de histórias, growth hackers e futurólogos no topo da lista.

“Os CMOs precisam tomar a frente de uma experiência efetiva e integrada com o cliente em todos os pontos de contato, em ritmo e escala, para impulsionar o crescimento”, afirma Mhairi McEwan, diretora geral e líder da prática de marketing, customer insight & growth da Accenture.

“Basicamente, existem quatro ações que devem ser tomadas: usar insights e analytics avançados do cliente para moldar o futuro; construir as capacidades de marketing e vendas de suas equipes e organização; alavancar parcerias para criar novos produtos, serviços e soluções inovadores; e entregar uma ativação tecnológica econômica de programas de marketing personalizados e escalonáveis”, diz.

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