Menu

Sicredi conquista certificação inédita por sustentabilidade em Centro Administrativo

Sicredi conquista certificação inédita por sustentabilidade em Centro Administrativo

Projeto envolveu o monitoramento continuo das práticas de gestão de facilidades que incluem: energia, água, compras, resíduos e qualidade do ambiente e externo.

O Sicredi – instituição financeira cooperativa com 3,3 milhões de associados e atuação em 20 Estados brasileiros – conquistou a inédita certificação LEED Existing Buildings: Operation & Maintenance, nível platinum (LEED EB O&M Platinum). A distinção, que reconhece edifícios que demonstrem excelência na adoção de práticas sustentáveis e eficientes na gestão, foi concedida pelo United States Green Building Council (USGBC) para o Centro Administrativo Sicredi (CAS), em Porto Alegre (RS). 

Trata-se do único complexo de edifícios no Brasil a receber este reconhecimento – o Centro Administrativo Sicredi é o primeiro do País e o quarto da América Latina. Para obter a certificação Platinum, é necessário obter, ao menos, 80 pontos dentro de uma escala de 110. E o CAS obteve 88 pontos na escala de pontuação, melhor resultado na América Latina na categoria.

Com a conquista, o Sicredi ultrapassa a marca alcançada pelos demais 27 edifícios que já haviam obtido algum nível de certificação (prata ou ouro) no Brasil. “Acreditamos no projeto de certificação não só por estar alinhado às práticas de sustentabilidade do Sicredi, mas também por ampliar a eficiência da estrutura, com efeitos positivos sobre consumo de fatores como energia elétrica e água, além de contribuir para a estabilidade da operação. Assim, agregamos valor aos associados do Sicredi”, comenta o diretor de Administração e Finanças do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares. 

“Desde 2014, quando iniciamos a busca pela certificação, o Sicredi não poupou esforços para alcançar a meta. O resultado vem da dedicação de toda a equipe de colaboradores e dos parceiros envolvidos no projeto”, afirma o engenheiro da Administradora de Bens Sicredi, Dino Soccol. “Essa conquista do Sicredi é icônica para o País, não apenas por ser o primeiro LEED EB O&M Platinum do Brasil, mas por despontar como caso de sucesso de edificações existentes com foco em eficiência operacional, redução do uso de recursos naturais e melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos ocupantes”, salienta ele.

Para adequar o Centro Administrativo Sicredi ao padrão exigido, a instituição financeira cooperativa contou com a OTEC, consultoria especializada no tema desempenho do ambiente construído. “O Sicredi é um exemplo de dedicação e cuidado com seus ativos e a certificação LEED EB O&M Platinum é reflexo das boas práticas adotadas na gestão predial do Sicredi”, analisa o diretor de Desenvolvimento da OTEC, David Douek.

“Projetos como este colaboram para elevar o otimismo do mercado de green building councils, demonstrando de forma prática a importância da eficiência energética em edificações existentes para o cumprimento das metas assumidas perante a COP 21 de Paris”, afirma Felipe Faria, diretor executivo do Green Building Council Brasil.  

O processo de certificação LEED EB O&M Platinum envolveu o monitoramento continuo das práticas de gestão de facilidades que incluem: gestão de energia, água, compras, gestão de resíduos, qualidade do ambiente interno, qualidade ambiental externa, mobilidade, conforto ambiental, saúde do usuário e limpeza sustentável.  

Além de atender a pré-requisitos obrigatórios, como eficiência energética e eficiência hídrica mínima, e de demonstrar observância a condições obrigatórias de renovação de ar, também é necessário somar pontos obtidos em função de atendimentos aos chamados critérios não mandatórios. 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo
Info for bonus Review William Hill here.

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes