Menu

Editora Executivos Financeiros realiza a 18ª edição do Prêmio efinance

Editora Executivos Financeiros realiza a 18ª edição do Prêmio efinance

Os 70 cases eleitos neste ano, em 47 categorias, comprovam que a transformação digital está se acelerando na indústria financeira instalada no país

Organizada pela Editora Executivos Financeiros, foi realizada no dia 13, no Espaço Villa Blue Tree, em São Paulo (SP), a cerimônia de entrega do Prêmio efinance, que completou 18 anos de existência. Como em anos anteriores, o evento foi pautado pela intensa participação de bancos, seguradoras, prestadores de serviços financeiros e fornecedores de soluções em geral.

Foram contempladas, ao todo, 47 categorias e 70 cases de aplicação de TI na indústria financeira, em projetos com os mais variados objetivos, que vão da melhora da infraestrutura até as aplicações avançadas que beneficiam diretamente clientes e usuários internos das instituições, além de iniciativas que têm um marcado caráter social e de inclusão digital.

A comissão de jurados do Prêmio elegeu cases oriundos do Banco do Brasil, CAIXA, Santander, Bradesco e Bradesco Seguros, Itaú, Banrisul, Sicoob, Original, Serasa Experian, Votorantim, Basa (Banco da Amazônia), TecBan, BRB (Banco de Brasília) e Saque e Pague. Além do Banco do Brasil, patrocinaram o evento os fornecedores de tecnologia Spread, Scopus, Capco, RSI, Yaman e CPQi.

Ao fim da cerimônia de premiação, foram apresentadas as categorias especiais. Gustavo do Vale, vice-presidente do Banco do Brasil, foi eleito pelos jurados do efinance como o CIO do Ano, pelo trabalho realizado por ele na instituição ao longo de grande parte de sua carreira. E o Bradesco foi apontado Banco do Ano pelo conjunto da obra, em vista dos projetos avançados submetidos à avaliação dos membros do júri.

Esta edição do Prêmio efinance atestou, mais uma vez, que o a indústria financeira estabelecida no País caminha celeremente rumo à transformação digital nas organizações e na realização de seus negócios. O foco, invariavelmente, é automatizar os processos, melhorar a eficiência, reduzir custos e, principalmente, melhorar a experiência dos clientes para fazer frente à concorrência renhida, notadamente da parte das fintechs.

Uso intensivo de canais digitais e de pagamentos eletrônicos, atendimento remoto ágil e online, redução do trabalho manual, eliminação do papel e da burocracia são alguns dos principais requisitos que, mais do que nunca, estão sendo preenchidos nos dias de hoje.

Estas demandas foram levadas em conta nos projetos apresentados para avaliação da comissão julgadora, que especialmente neste ano teve enorme dificuldade de eleger os ganhadores, considerando a diversidade e qualidade constatadas.

Características como praticidade, inovação e até mesmo a disrupção podem ser aferidas ao se passar os olhos pelas categorias e cases selecionados nesta edição do Prêmio efinance. Mais abaixo, está a lista dos vencedores.

A cobertura completa da cerimônia e do jantar da premiação – com as matérias referentes a cada case, fotos e vídeos da entrega do Prêmio – será publicada muito em breve no portal da Executivos Financeiros.

Gustavo do Vale (à esquerda), vice-presidente de Tecnologia do Banco do Brasil, recebe o Prêmio efinance na Categoria CIO do Ano, entregue por Guilherme Berriel, diretor da Editora Executivos Financeiros

Executivos do Bradesco comemoram a premiação na Categoria Banco do Ano

Categorias e cases vencedores na edição deste ano

1-Banco do Brasil

Categoria: Aplicativo - Apoio a Políticas Públicas

Case: BB Integra - Transformando Dados Abertos do Governo em Valor de Negócio

2-Banrisul Cartões

Categoria: Acessibilidade

Case: Vero Mobile Acessibilidade

3-Itaú

Categoria: Mobile banking

Dois cases:

- Depósito de cheques no mobile para os Clientes do Itaú Personnalité

- Essência do atendimento Personnalité agora no Mobile

4-Bradesco

Categoria: Marketing Digital

Case: Next – Faz Acontecer

5-Banco do Brasil

Categoria: Aplicativo Rural

Quatro cases:

- Custeio Digital

- Atualização cadastral de produtor rural por meio digital

- Agro Digital - Sistema de Projeto Técnico

- Plantar - Monitoramento de Safra - Fase II

6-Caixa

Categoria: Meios de Pagamento

Case: Aposte em loterias e pague em até 30 dias.

7-Sicoob

Categoria: Canais

Case: Sicoob Digital

8-Banco Original

Categoria: Workflow

Case: Processo Automatizado de Formalização e Liberação de Operações de Crédito em Banco de Atacado

9-Serasa Experian

Categoria: Analytics/ BI

Case: Self Service BI com Tableau

10-Banco do Brasil

Categoria: Infra de TI

Três cases:

- Maior mobilidade, maior produtividade e maior segurança no BB

- Aumentando a produtividade e mobilidade através da virtualização de desktops

- Implementação de Ambiente Hiperconvergente

11-Banco Votorantim

Categoria: Gestão de Risco de Modelos

Case: Nasdaq BWise - Gestão do Risco de Modelos

12-Banco do Brasil

Categoria: Aplicativo Câmbio

Case: Solução móvel para aquisição de moeda estrangeira

13-Caixa

Categoria: Aplicativos Sociais

Dois cases:

- Novo Aplicativo Bolsa Família Caixa

- Novo Aplicativo Caixa Trabalhador

14-Banco do Brasil

Categoria: Aplicativo Jurídico

Case: Automatização do processo de triagem de Ofícios Jurídicos

15- Bradesco Seguros

Categoria: Gestão de Infra de TI

Case: Centro de Experiência Digital

16-Caixa

Categoria: Cartões

Case: SIATC - Sistema de Atendimento de Cartões de Crédito

17-Santander

Categoria: Monitoração de Processos de Negócio

Case: Monitoração Continuada de Negócios

18-Banco do Brasil

Categoria: Aplicativo Mobile

Case: GAM Gerenciador de Aplicativos Mobile

19-Caixa

Categoria: Projetos de Apoio ao Trabalhador

Quatro cases:

- Saques Contas Inativas FGTS

- Pagamento de Contas Inativas do FGTS

- Sistema de pagamento das contas inativas

- Predição de débitos de FGTS

20-Banco do Brasil

Categoria: Arquitetura de TI

Case: Inovando uma Arquitetura Ágil no BB

21-Caixa

Categoria: Governança Corporativa

Case: Case Governança Digital - Orquestrando o Futuro

22-BASA (Banco da Amazônia)

Categoria: Modernização de Canais

Dois cases:

- Novo Mobile Banking

- Extra Cash Web

23-Bradesco

Categoria: Inovação

Case: Plataforma de Inovação – inovaBra

24-Caixa

Categoria: Crédito

Dois cases:

- Motor de Evolução de Crédito

- Novo Modelo de Crédito Caixa

25-Banco do Brasil

Categoria: Governança de TI

Case: Fábricas de Software do BB - Da idealização à operacionalização

26-TecBan

Categoria: Autoatendimento

Case: Sistema de Oferta de Transações para o Canal de Autoatendimento

27-Banco do Brasil

Categoria: Aplicativo de Investimentos

Case: BB Simulador de Investimentos

28-BRB (Banco de Brasília)

Categoria: Portabilidade

Três cases:

- Modelo de Gestão de Projetos – Migração de plataforma de sistemas core banking

- Portabilidade de Sistemas Core Banking entre Mainframes com conversão automática de códigos

- Estratégias de Testes Integrados para Portabilidade de Sistemas Core Banking

29-Santander

Categoria: DevOps

Case: Escalando DevOps em uma grande organização

30-Bradesco

Categoria: Banco por Whatsapp

Case: Compartilhar Comprovantes por WhatsApp

Parceiro: Scopus

31-Itaú

Categoria: Educação e Treinamento

Case: Realidade Virtual nas Capacitações – Itaú Personnalité

32-Bradesco

Categoria: Usabilidade

Case: Pagamento Drag and Drop de PDF e Imagem

33-Caixa

Categoria: Gameficação

Case: Caixa de Recompensas Gamificadas

34-Banco Original

Categoria: Banco Digital

Quatro cases:

- Visão Integrada de Cadastro de Pessoas

- Validação de Endereço por Geolocalização no Processo de Abertura de Conta

- Novo Sistema Captação Renda Fixa Digital– Front to Back

- Gestão “Real Time” do Processo de Abertura de Conta do Banco Original

35 - Bradesco

Categoria: Banco por Voz

Case: Banco por Voz – Processamento de Linguagem Natural

36-Banco do Brasil

Categoria: Chatbot

Oito cases:

- Evolução do Assistente Inteligente Cognitivo para a Rede de Atendimento

- Assistente Cognitivo com transbordo para Atendimento Humano

- Novo modelo de atendimento

- Assistente Inteligente para M¡dias Sociais - Twitter, Facebook e WhatsApp

- Mecanismos de Aferição de Qualidade Cognitiva

- Novo Modelo de Curadoria

- Orquestrador cognitivo

- PoC (Prova de Conceito) - Soluções Cognitivas

37-Saque e Pague

Categoria: Evolução em Autoatendimento

Case: Agência Digital Saque e Pague: Tecnologia Transformando a Relação das Pessoas e Empresas com Bancos

38-Sicoob

Categoria: Open Banking

Case: Sicoob - Open Banking

39-Bradesco

Categoria: Segurança

Case: Gerenciando Cyber Security usando Inteligência Artificial

40-Caixa

Categoria: Cloud Computing

Dois cases:

- Desmistificando a Cloud na Caixa – PaaS

- Nuvem Caixa

41-Bradesco

Categoria: IoT

Case: Rede Social IoT

42-Caixa

Categoria: Correspondente Bancário

Case: CCA Digital – A Experiência e a Relevância para o Usuário em Primeiro Lugar

43- Santander

Categoria: Desenvolvimento

Case: Transformação Ágil no Santander Brasil

44-Bradesco

Categoria: Governança Digital

Case: Desenvolvimento de um modelo de maturidade para acelerar a implementação de métodos ágeis.

45-Caixa

Categoria: Plataforma de Cobrança

Case: Viabilizando a PCR (Plataforma de Cobrança Registrada) no Maior Banco Arrecadador de Boletos do País

46-Banco do Brasil

Categoria: CIO do Ano

Gustavo do Vale

47-Bradesco

Categoria: Banco do Ano

 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes