Menu

Banpará adota solução Nutanix para suportar BI e ambiente de produção

Banpará adota solução Nutanix para suportar BI e ambiente de produção

Investimento estimado em todo o projeto atinge R$ 14 milhões, buscando melhorias de velocidade e disponibilidade dos sistemas

A Nutanix, empresa líder em software de nuvem empresarial, acaba de anunciar a implementação de suas soluções no Banco do Estado do Pará - Banpará, um dos cinco bancos estatais brasileiros, que conta hoje com mais de 500 mil clientes e 116 agências. A parceria com a Nutanix começou há um ano e meio e veio em resposta a uma necessidade de expansão do banco, que aumentou sua operação em mais de três vezes nos últimos sete anos.

Os investimentos em novas tecnologias feitos pelo Banpará aconteceram devido às dificuldades de logística e infraestrutura enfrentadas pela empresa. Com sede e operação no segundo maior estado da federação, na região Norte do país, com agências espalhadas por grandes distâncias, que às vezes superam até 1.000 quilômetros, as mudanças precisaram ser realizadas para que os serviços oferecidos se mantivessem em alto nível de disponibilidade.

Eugênio Pessoa, diretor de tecnologia do Banco do Estado do Pará, destaca a importância da parceria com a Nutanix, iniciada no final de 2016: "Tínhamos escutado muito sobre o mercado hiperconvergente e conhecíamos a liderança da Nutanix. Facilidade de manutenção, facilidade de utilização, velocidade 50 vezes superior, além de outros fatores nos impressionaram muito. Em nosso projeto, que conta com Nutanix e outros parceiros, investiremos cerca de R$ 14 milhões e nossa nova disponibilidade deverá aumentar em 30%".

Os oito nós Nutanix implementados no Banpará suportam o sistema de Business Intelligence do banco e novos equipamentos suportarão todo o ambiente de produção. "Em pouco tempo de utilização, já percebemos um tempo de menor de resposta, e uma performance mais rápida. O objetivo é que, nos próximos três meses, o ambiente atual de produção transforme-se em um ambiente de homologação, desenvolvimento e testes e mais uma solução Nutanix seja adotada no novo ambiente de produção que será criado", ele detalha.

"Serviços como os de conta corrente, empréstimos, Internet banking e outras opções do nosso core bancário estarão diretamente conectados à Nutanix. Pessoa ainda destacou a velocidade do processo de instalação dos equipamentos. "Colocamos o equipamento para rodar e saímos para o almoço. Quando voltamos estava tudo pronto. O que aconteceria com outros equipamentos em semanas, com a Nutanix aconteceu em duas horas", destaca.

Leonel Oliveira, gerente geral da Nutanix no Brasil, falou do compromisso em realizar um grande trabalho juntamente com o Banpará. "Nosso objetivo é sempre oferecer a melhor experiência possível com nossas soluções. Se estamos fazendo isto para um cliente do porte do Banpará e seus 500 mil correntistas, é porque estamos no caminho certo", conclui.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes