Menu

Algar Telecom encerra trimestre com um aumento de 11% no lucro líquido

Algar Telecom encerra trimestre com um aumento de 11% no lucro líquido

O Ebitda do negócio Telecom fechou o trimestre em R$ 164,5 milhões, elevação de 9,3% em relação ao 1T16, mantendo a margem de 36%

Seguindo a estratégia de crescer nacionalmente com o segmento B2B e continuar bem posicionada em sua área original de atuação, onde atende tanto empresas quanto pessoas físicas, a Algar Telecom obteve bons resultados financeiros no primeiro trimestre do ano. A companhia encerrou o 1T17 com lucro líquido de R$ 33,3 milhões, um acréscimo de 11% em relação ao mesmo período de 2016. A empresa registrou Ebitda consolidado de R$ 170,2 milhões no 1T17, incremento de 3,0% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, com destaque para o Ebitda do negócio Telecom que encerrou o trimestre em R$ 164,5 milhões, elevação de 9,3% em relação ao 1T16, mantendo a margem de 36%.

A Algar Telecom fechou o 1T17 com 3,6 milhões de unidades geradoras de receita em seu negócio Telecom, um aumento líquido de 220 mil em relação ao mesmo período do ano anterior. A evolução de 6,6% foi impulsionada, principalmente, pelos serviços de telefonia fixa e banda larga fixa, que cresceram 10,5% e 9,9%, respectivamente.

Para mantermos os bons resultados em 2017, precisamos ter disciplina e plena dedicação na operação e execução dos projetos, muita atenção aos sinais do contexto de mercado e, sobretudo, pela busca constante pela qualidade e atendimento eficaz aos nossos clientes”, afirma o presidente da Algar Telecom, Jean Borges.

Destaques do 1T17

  • Crescimento de 36% nos acessos de ultra banda larga (acima de 10MB);
  • Ebitda do negócio Telecom aumenta 9,3%;
  • Evolução de 9% na receita bruta consolidada;
  • Conclusão da 6ª emissão pública de debêntures com a captação de R$ 432 milhões (abril/17)


Desempenho econômico financeiro:

- Receita bruta consolidada: aumento de 8,7% em relação ao 1T16, somando R$ 855,7 milhões.

- Negócio Telecom: registrou R$ 624,1 milhões de receita bruta consolidada, acréscimo de 8,5% ao montante auferido no 1T16. Os destaques do período foram: aumento de 17,6% (R$ 33,8 milhões) nas receitas de serviços de dados para o mercado corporativo e de 39,7% (R$ 11,5 milhões) em dados móveis.

- Negócio Gestão de Clientes e Gestão de Serviços de TIC: a receita bruta consolidada atingiu R$ 231,6 milhões, aumento de 9,3% em relação ao 1T16.

- Receita líquida consolidada: totalizou R$ 653,9 milhões – evolução de 7,8% em relação ao 1T16.

- EBITDA consolidado de R$ 170,2 milhões no 1T17, um aumento de 3% em relação ao ano mesmo período do anterior que registrou R$ 165,3 milhões. A margem EBITDA atingiu 26%, ante 27% no 1T16.

EBITDA do negócio Telecom atingiu R$ 164,5 milhões no 1T17, uma expansão de 9,3%, mantendo a margem de 36%.

- Lucro líquido: encerrou o primeiro trimestre com R$ 33,3 milhões de lucro líquido, um aumento de 11% em relação ao 1T16. A margem sobre a receita operacional líquida foi de 5%. A evolução do lucro líquido é decorrente do maior resultado operacional (Ebit) no período, além de um melhor resultado financeiro.

- Investimentos: Foram investidos R$ 98,1 milhões, ante R$ 80,4 milhões no mesmo período do ano anterior. Do total, 30% foi direcionado à expansão das redes - com destaque à infraestrutura necessária à oferta de serviços de dados ao mercado corporativo e a modernização e ampliação das redes de banda larga, levando fibra óptica até as residências em substituição à rede metálica; 49% para a continuidade do negócio, 5% para o crescimento dos serviços de negócios de Gestão de Clientes e Gestão de Serviços de TIC e 16% para garantir a manutenção e a qualidade das operações.

Desempenho operacional:

- Telecom: Ao final do 1T17, a Algar Telecom apresentava 3,6 milhões de unidades geradoras de receita (UGRs) em seu negócio Telecom, uma adição líquida de 220 mil em relação ao mesmo período do ano anterior. O crescimento foi de 6,6%.

- Telefonia fixa: alcançou 1,673 milhão de linhas fixas, superando em 9,9% o número registrado no 1T16. Esse desempenho é reflexo, principalmente, do aumento das vendas ao segmento corporativo.

- Telefonia móvel: os acessos móveis evoluíram 2,3% no comparativo com o 1T16 e fecharam o trimestre com 1,307 milhão de cliente. O número de clientes pós-pagos cresceu 8,2% no período e alcançou 356 mil, reflexo da estratégia da companhia de estimular, por meio de campanhas e planos mais competitivos, a migração dos clientes pré-pagos. A receita média por usuário (ARPU) do 1T17 foi de R$ 21,74, ante R$ 21,32 no 1T16.

- Banda larga: o número de acessos de banda larga fixa evoluiu 10,5%, atingindo 484 mil. Os planos de ultra banda larga (velocidade acima de 10Mbps) somaram 206 mil clientes, 44% da base total de banda larga fixa. O crescimento é resultado dos constantes investimentos da companhia na expansão e modernização da rede.

- TV por assinatura: apresentou um decréscimo de 6,7% se comparado ao mesmo período do ano passado. Esse resultado é decorrente de um maior foco da companhia em ofertas com maior ticket médio. Há também queda do número de usuários em função de substituição do serviço por produtos substitutos (OTT) e do resultado do momento macroeconômico.

Sobre a Algar Telecom

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do grupo Algar, está há mais de 60 anos no mercado com dois objetivos principais: manter um relacionamento próximo com seus clientes e oferecer serviços de alta qualidade.

A empresa oferece acesso à internet com ultra velocidade, celular de qualidade, TV por assinatura, serviços de voz, dados, internet, TI e Infra, outsourcing e vídeo. Por isso, investe constantemente, na modernização da sua rede, na governança corporativa e no desenvolvimento de canais de relacionamento diferenciados, usando aplicativos e espaços nas redes sociais, além de uma equipe de consultores especializados para projetar as melhores soluções para empresas de qualquer porte em um atendimento consultivo e exclusivo.

O alto índice de satisfação é reflexo da cultura da companhia baseada no diálogo e na criação de relacionamentos sustentáveis.

Em expansão constante, a Algar Telecom tem hoje mais de 3,6 mil associados (como são chamados os colaboradores) e está presente nas principais regiões do Brasil. São 30,7 mil km de fibra óptica atendendo 1,4 milhão de clientes nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Desde 2007, a Algar Telecom é uma companhia aberta, não listada na Bolsa de Valores.

 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes