Menu

Thales Alenia Space fornecerá satélite para Indonésia

Thales Alenia Space fornecerá satélite para Indonésia

O SATRIA, de banda Ka, será lançado no final de 2022 e transportará mais de 150 Gbps no território indonésio

O consórcio liderado pela operadora Pasifik Satelit Nusantara (PSN) foi escolhido pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologia da Informação da Indonésia (Kominfo) para implantar e operar o novo satélite de telecomunicações de banda larga SATRIA.

Todo o desenvolvimento e fabricação do equipamento será feito pela Thales Alenia Space, joint-venture entre Thales (67%) e Leonardo (33%).

O Consórcio PSN formou a Satelit Nusantara Tiga (SNT) – que tem como acionistas a PT Pintar Nusantara Sejahtera (Pintar), PT Nusantara Satelit Sejahtera e PT Dian Semesta Sentosa (subsidiária da PT Dian Swastatika Sentosa Tbk) – como empresa operadora responsável pelo projeto.

Ambos consórcios (PSN e Pintar) manterão a participação majoritária na empresa operacional (SNT) durante toda a vida útil do projeto.

Atuando como responsável pelo projeto, a Thales Alenia Space fornecerá o Satélite de Elevadíssimo Volume de Transferência (Very High Throughput Satellite - VHTS) baseado em sua plataforma 100% elétrica Spacebus NEO e equipado com um processador digital de quinta geração (5G).

A empresa também fornecerá os dois centros de controle do satélite (o principal e o de backup), as estações de telecomando e de telemetria, assim como o segmento de missão terrestre ligado à carga útil totalmente processada.

Além disso, a Thales Alenia Space implementará um programa de treinamento completo para os engenheiros da PSN, que se juntarão à equipe do projeto como residentes em Cannes e Toulouse durante todo o período do programa.

O satélite SATRIA de banda Ka transportará mais de 150 gigabytes por segundo em todo o território indonésio. Dedicado a reduzir a defasagem digital, o SATRIA tem a ambição de conectar cerca de 145 mil estabelecimentos, incluindo 90 mil escolas, 40 mil hospitais e edifícios públicos, e também sedes de governos regionais não conectados por infraestruturas existentes de satélite ou terrestres.

O equipamento contribuirá para o desenvolvimento da infraestrutura digital da Indonésia. “Estamos particularmente honrados em fornecer à PSN o primeiro satélite de telecomunicações VHTS para o Kominfo, que será o mais poderoso da região asiática”, declarou Jean Loïc Galle, CEO da Thales Alenia Space.

Segundo Galle, o SATRIA se beneficiará de toda a experiência já desenvolvida pela Thales Alenia Space em sua plataforma Spacebus NEO, assim como em suas cargas úteis VHTS. Depois dos satélites Palapa-D e Telkom-3S, temos o prazer de reforçar a nossa colaboração com as operadoras indonésias.

De acordo com Adi Rahman Adiwoso, com um consórcio formado por empresas indonésias, a PSN e seus parceiros estão muito orgulhosos e gratos pela total confiança dada pelo governo da Indonésia, especialmente pelo Kominfo, para liderar o maior projeto de satélites da região.

“Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto com a Thales Alenia Space na concretização do nosso objetivo de igualar o acesso aos meios digitais em nossas comunidades. Este projeto sem dúvida dará ao nosso arquipélago os meios para um crescer mais e estamos ávidos por isso”, diz.

O SATRIA será lançado no último trimestre de 2022 e ficará posicionado em órbita a 146°E. O satélite tem uma vida útil de 15 anos.

 

 

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes