Menu

Engineering aposta na transformação digital para ampliar operação de Minas Gerais

Engineering aposta na transformação digital para ampliar operação de Minas Gerais

Companhia global nomeia nova diretoria regional para apoiar as empresas mineiras na jornada de transformação digital.

Como parte da estratégia de crescimento no Brasil, a Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em Transformação Digital, quer ampliar sua presença no mercado mineiro, onde concentra sua segunda maior operação nacional, tornando-se uma parceira na jornada digital das empresas locais.

Para coordenar essa expansão, a companhia acaba de anunciar o italiano Alessandro Tornago como executivo responsável por liderar a diretoria de mercado regional em Belo Horizonte, que estará focado na intensificação da jornada de inovação em empresas do setor de Agribusiness, Automotive e, principalmente, na indústria de Metals & Mining, que representa quase 30% do PIB (Produto Interno Bruto) de Minas Gerais.

Tornago, que atua no Brasil há 16 anos em posições executivas e soma mais de 25 anos no mercado de Tecnologia da Informação, tem como meta antecipar as necessidades do cliente por meio de uma visão estratégica e de conhecimento nos setores alvos para levar soluções digitais aderentes ao negócio, inserindo as empresas nos novos padrões da Indústria 4.0.

"A missão é apoiar nossos clientes no desenho da sua trajetória digital repensando os processos operacionais deles por meio da adoção de soluções definidas na nossa consultoria digital, que avalia o nível de maturidade para a construção de sua jornada. Nossa meta é traçar um plano sustentável junto às empresas, orientando-as sobre os melhores caminhos para alcançar os objetivos de inovação a partir de uma estratégia orientada a dados que melhora a experiência dos seus clientes, alcança a agilidade e a eficiência operacional, além de encontrar novas formas de monetização dos dados ou dos serviços suportados por processos digitalizados", explica Filippo Di Cesare, CEO da Engineering do Brasil.

O estado de Minas Gerais é considerado o segundo maior polo de inovação no Brasil e, para a Engineering, atuar na mudança de visão das empresas tradicionais, levando-as para os modelos da nova economia, que garante competitividade nas operações, é uma premissa. Diante deste potencial de geração de novos negócios digitais na região, a meta é ampliar o time e dobrar a operação local em curto prazo.

"Somos 12 mil colaboradores no mundo e mantemos centros de pesquisa na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina, todos focados para este mesmo objetivo de atender o cliente dentro de um padrão de excelência que garanta resultados aos seus negócios. Essa é a visão estratégica que levamos às empresas dos segmentos de Agribusiness, Automotive, Energy & Utilities, Telco & Mídia e Tax Solutions, assim como ao setor de Metals & Mining, nosso foco em Minas Gerais", explica Tornago.

Como exemplo de ofertas desenvolvidas pela Engineering para o mercado de mineração está a aplicação do conceito de Digital Twin na extração de minérios. Combinando Dados Virtuais, Realidade Aumentada e ativos da operação que compõem uma mina de ferro, é possível melhorar a gestão das estruturas utilizando Inteligência Artificial e Análise Preditiva. Isso torna os processos mais efetivos e provê o controle em tempo real.

Baseado numa proposta que envolve a aplicação de três principais pilares para a jornada de Transformação Digital, a Engineering foca na experiência do cliente, na digitalização da operação para garantir eficiência e no desenvolvimento de novas frentes de negócio. Unindo essa estratégia a adoção de novas tecnologias, como Machine Learning, Inteligência Artificial, Analytics e Automação, por exemplo, a meta é realizar entregas alinhadas às demandas do mercado.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes