Menu

Cinco mudanças tecnológicas que transformaram o empreendedorismo

Cinco mudanças tecnológicas que transformaram o empreendedorismo

Por meio do certificado digital da empresa, o estoque pode ser totalmente organizado sem intervenções humanas

A tecnologia tem atuado cada vez mais em prol da performance empresarial e do alcance de bons resultados. Se aliada à visão empreendedora, é uma ferramenta essencial para que o empenho humano possa ser utilizado em todo o seu potencial.

O machine learning, a computação em nuvem, a inteligência artificial e a automação em geral tornam a atividade do empreendedor menos complicada, diminuindo o tempo gasto com questões processuais repetitivas e burocracias que não impactam positivamente nos resultados finais. Por outro lado, aumentam a eficiência na gestão, reduzem custos e reforçam a visão empreendedora, já que podem fornecer dados que estimulem a percepção de entraves e oportunidades que facilitam a tomada de decisão estratégica.

Para Marcelo Lombardo, CEO da Omie e palestrante do We Are Omie, festival de empreendedorismo e inovação que acontece em agosto na cidade de São Paulo, as tecnologias atribuem um novo potencial ao crescimento das pequenas e médias empresas, eliminando as barreiras que antes as desestabilizavam, como as mais de mil horas que as empresas perdem por ano para prestar conta de tributos.

Confira como as tecnologias já podem transformar completamente a rotina de sua empresa:

Recursos já interpretam cenários fiscais

Com a inteligência artificial e o machine learning já têm a capacidade de reconhecer e interpretar cenários fiscais. Com os recursos, o empreendedor reduz o risco de pagar impostos errados e economiza seu tempo, evitando a exposição a multas e a possível fiscalização do comprador.

Organize seu estoque sem qualquer intervenção humana

Por meio do certificado digital da empresa, o estoque pode ser totalmente organizado sem intervenções humanas. Para isso, basta conectar-se à Secretaria da Fazenda, capturar todas as notas emitidas, registrar os itens e gerar a ordem de pagamento aos fornecedores. Um sistema de gestão na nuvem também auxilia o empreendedor na hora de gerir o estoque com inteligência e planejar a compra e venda de produtos de forma mais eficiente.

Fintechs estão diversificando serviços financeiros

A posição do Banco Central a favor da entrada de novos serviços financeiros, aliada a uma evolução tecnológica, vem estimulando as fintechs na jornada rumo aos serviços financeiros. Com a regulamentação do open banking, já é possível abrir uma conta online, com todo o trâmite de documentação e análise feitos virtualmente. Também não é mais necessário que haja uma agência na cidade em que a conta será aberta. Isso incentiva a competitividade e economiza tempo.

Automação agiliza a concessão de crédito

A automação agiliza a análise de crédito e determina facilmente o risco da empresa por meio de informações que deixa na web, como em sites do governo e fornecedores. Assim, fica muito mais simples para o empreendedor tomar crédito e impulsionar sua expansão, já que o processo torna-se cada vez menos burocrático.


Qualificação a distância

A Educação a Distância é mais uma facilidade tecnológica para profissionais que não têm tempo para a qualificação presencial ou não podem investir em cursos muito caros. Nas plataformas há uma grande variedade de treinamentos com avaliações e entregas de certificados.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

voltar ao topo

Finanças

TI

Canais

Executivos Financeiros

EF nas Redes