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Mobilidade BB: uma moderna e inovadora tecnologia

Mobilidade BB: uma moderna e inovadora tecnologia

Nos dias de hoje, os aplicativos móveis se tornaram os grandes ícones da revolução dos negócio digitais. Por isso, o investimento em Mobile Banking está entre as prioridades estratégicas de muitas empresas por ser uma forma de contato mais direta com clientes e fornecedores, além de uma oportunidade de repensar o próprio negócio. Nesse contexto, o Banco do Brasil foi o pioneiro na disponibilização de soluções bancárias para todos os segmentos de clientes – Pessoa Física, Pessoa Jurídica e Setor Público – via tecnologia WAP, que permitiu acesso dos dispositivos a todas as grandes operadoras do Brasil, ainda em 2001.

 

Com a popularização dos smartphones e das plataformas móveis, bem como a expansão da rede móvel no país, houve um grande incremento na quantidade de transações executadas no mobile banking do BB (veja gráfico 1). De janeiro a julho de 2015, as transações em Mobile Banking superaram em 150% a de todo o ano de 2014. Hoje são 6,5 milhões de clientes únicos mensais com incremento de 50% no último ano. Por mês, são realizadas 850 milhões de transações. Esse crescimento demonstra a grande utilização do aplicativo pelos nossos clientes, refletindo a confiança na segurança e qualidade do canal.

Para melhorar a performance do aplicativo e cativar o usuário, o BB Mobile Banking foi desenvolvido totalmente em linguagem nativa. Ao mesmo tempo em que a interface é modificada, as características de cada plataforma (iOS, Android, Windows Phone) se mantém preservadas e utilizadas em todas as suas potencialidades. Isso resulta em um aumento significativo da performance. Oferece maior rapidez e leveza. Todos os recursos possíveis de cada plataforma foram utilizados.

O aplicativo do BB oferece o maior e mais completo portfólio de transações, produtos e serviços bancários existente no mercado brasileiro para dispositivos móveis. A nova interface gráfica conta com recursos de orientação de tela, mapas, links especiais e de navegação. Possui um localizador da rede de atendimento BB (agências, pontos de atendimento e correspondentes bancários) e por geolocalização.

Para a realização de transações bancárias entre clientes, o cliente pode participar de uma rede social. Nela, ele tem à sua disposição um menu completo para gerenciar seus amigos e adicionar pessoas com as quais mantém relacionamento bancário, interagindo por meio de troca de mensagens.

Além disso o cliente pode fazer diversas personalizações no aplicativos, criando atalhos para transações favoritas e essas personalizações são replicadas nos demais canais de autoatendimento do Banco do Brasil. Uma integração denominada Universo BB.

O incremento nas transações financeira no aplicativo se dá pelo segurança oferecida ao cliente, como o acesso rápido como ao BB Code, onde o cliente pode autenticar todas as transações financeiras que realizar no dispositivo por meio da tecnologia de QRCode e algoritmos de criptografia, além do uso de biometria, como o Touch id para autenticar o cliente.

Para se manter na vanguarda no mercado, o aplicativo oferece transações inovadoras, como o Financie seu carro que permite fazer o financiamento completo do veículo no app, o Fale Com o Seu Gerente que permite uma interação via push e chat do cliente com seu gerente de relacionamento, o Ourocard-e onde o cliente gera cartões virtuais para compras na web, o Saque Móvel que permite, apenas com uso do celular, agendar e fazer saques nos ATM, o Fale Conosco que permite abrir e acompanhar sugestões e pedidos de informações, dentre outros.

Além disso, o app permite ser usado no Apple Watch, fazer transferências financeiras via tecnologia NFC, bem como pagar títulos com a leitura de Código de Barras e abrir documento de cobrança no formato PDF diretamente no app, compartilhar comprovantes de pagamentos e procurar transações no Ache Fácil utilizando comando de voz.

Diante de tudo isso, sem dúvida, o Banco do Brasil vem se destacando frente aos demais bancos concorrentes com excelentes resultados no crescimento no Mobile Banking e mantendo a melhor avaliação dentre os apps bancários. A cada solução inovadora lançada, o BB consolida ainda mais a sua imagem de banco com o maior diferencial tecnológico do mercado bancário nacional, alinhado às mais modernas tecnologias, para oferecer melhores e completas soluções de autoatendimento para os clientes.

* Rodrigo Mulinari é funcionário de carreira do Banco do Brasil e atualmente exerce o cargo de Gerente de Divisão da Diretoria de Tecnologia /PTT/GDIGI.

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